Michelangelo Antonioni é um importante nome na história do cinema pela concepção de uma arte que foge de categorizações. Por meio de filmes como “Blow Up: Depois Daquele Beijo”, ajudou a formatar uma linguagem moderna para o cinema.
O CCBB o homenageia com a realização da mostra “Aventura Antonioni”, que ocorrerá no Rio de Janeiro e em São Paulo entre os dias 26 de abril e 22 de maio e em Brasília entre 03 e 29 de maio.
Mesclando cópias em 35mm e digitais, a mostra realizará uma retrospectiva completa do diretor, desde seus primeiros curtas documentais até colaborações nos últimos anos de vida com cineastas como Win Wenders e Wong Kar-Wai, incluindo mais de 30 obras. Como esperado, seus filmes mais famosos, como os que compõem a trilogia da incomunicabilidade (“A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse”), “Blow Up”: Depois Daquele Beijo” e “Passageiro: Profissão Repórter” também serão exibidos.
Em complemento, ocorrerão sessões de debates sobre sua obra, além de uma masterclass sediada pelo crítico italiano Adriano Aprà, confirmada para o dia 19 de maio em São Paulo.