Por Murillo Trevisan

 

São muitas as lendas em torno do Rei Arthur. Algumas com conotação mágica, outras não, todas especulam acerca dos seus feitos. Sua identidade é incerta, já que conhecida apenas por relatos escritos. Não há dúvidas, no entanto, sobre o seu impacto cultural, visto que ele personifica os ideais de um homem nobre e combatente talentoso.

Naturalmente, Arthur sofreu inúmeras releituras ao longo dos séculos, sendo o cinema uma das ferramentas a propor um novo olhar sobre o homem destinado a ser rei. Coube a Guy Ritchie o roteiro e direção da mais nova adaptação cinematográfica, intitulada “Rei Arthur: A Lenda da Espada”. Consigo, trouxe a roupagem moderna comum a seus filmes, complementada pela clara influência de outros produtos em voga, como os filmes de super-heróis.

Na sua história, Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem órfão que foi criado por prostitutas em um vilarejo e aprendeu a se virar nas ruas com o que lhe fora oferecido. Sem maiores pretensões ou um rumo definido para a sua vida se viu, aos trinta anos, diante do seu destino ao ser o único a retirar a famosa espada Excalibur de uma pedra. O evento o leva a um processo de descoberta do seu passado, mas o põe em confronto direto com o Rei Vortigern (Jude Law), seu tio, que anseia pelo seu extermínio.

king_arthur_post

Há um esforço claro do roteiro em afastar-se um pouco das características originais do personagem em prol de uma abordagem mais popular. O Arthur de Ritchie é menos um exemplo da nobreza e mais um produto das ruas. Sua vertente malandra, descolada muito tem a ver com o sucesso dos filmes de super-heróis, de onde o diretor adota referências: toda a estruturação narrativa deriva do contraponto entre sequências elaboradas de ação e outras pontuadas por piadas, proferidas pelo protagonista.

Com isso, deixa-se de lado uma maior preocupação com a trama em si, que usa de acasos convenientes como forma de encurtar a jornada de Arthur. O uso exacerbado desses atalhos narrativos bota em cheque a credibilidade de toda a história, revelando a sua fraqueza.

 

Como forma de camuflar a preguiça do roteiro, a edição característica do diretor exerce um importante papel na conexão dos fatos, além de conceder uma aura moderna ao filme. A união de enquadramentos ligeiramente diferentes, que oscilam em ritmo, auxilia na compreensão da história, mas por vezes se perde em meio à movimentação de câmera frenética, que não oferece claramente um guia para o olhar do espectador.

Construído fragilmente como um filme de origem, “Rei Arthur: A Lenda da Espada” segue a cartilha mercadológica de Hollywood e, no processo, esquece a sua relevância.

Poster

king_arthur_poster

 

Ficha Técnica:

Ano: 2017

Duração: 126 min

Nacionalidade: EUA

Gênero: ação, aventura, fantasia

Elenco: Charlie Hunnam, Jude Law, Djimon Hounsou, Eric Bana

Diretor: Guy Ritchie

 

Trailer:

Imagens:

Avaliação do Filme

Veja Também:

Rivais

Por Luciana Ramos Aos 31 anos, Art Donaldson (Mike Faist) está no topo: além de ter vencido campeonatos importantes, estampa...

LEIA MAIS

Guerra Civil

Por Luciana Ramos   No fascinante e incômodo “Guerra Civil”, Alex Garland compõe uma distopia bastante palpável, delineada nos extremos...

LEIA MAIS

A Paixão Segundo G.H.

Por Luciana Ramos   Publicado em 1964, “A Paixão Segundo G.H.” foi há muito considerado um livro inadaptável, dado o...

LEIA MAIS