Em meio a 17 longas inscritos, “Boi Neon” foi escolhido pela Ancine para representar o Brasil no Prêmio Goya da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.
Considerada pela imprensa como “o Oscar espanhol”, a premiação dota de extremo prestígio e serve em alguns casos como um termômetro para as posteriores indicações americanas. O segundo longa-metragem do cineasta Gabriel Mascaro disputará uma vaga entre os quatro finalistas na categoria Melhor Filme Íbero-Americano, anunciados em dezembro deste ano.
Desde o lançamento, o filme, que conta com Juliano Cazarré e Maeve Jinkings nos papéis principais, vem colhendo bons frutos, já tendo sido agraciado em mais de 20 premiações ao redor do mundo.
A notícia foi divulgada um dia depois da escolha de “O Pequeno Segredo” para representar o Brasil na seleção ao Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Uma boa dose de polêmica seguiu tal decisão, movida pela tensão entre o diretor de “Aquarius”, preferido de muitos para o posto, e um dos jornalistas integrantes da comissão responsável pela comissão.