A consolidação da tecnologia de Realidade Virtual (VR) possibilitou experimentações em diversos campos, incluindo o cinema. Alguns países, como a França, estão mais avançados na questão e já tem uma produção sistemática (ainda que pequena) de curtas no formato.
Em Holywood, até o momento, o maior feito na área foi o do diretor mexicano Alejandro González Iñarritú, que concebeu o curta “Carne Y Arena” como forma de recriar as condições daqueles que vivem na fronteira México – Estados Unidos. Por seu trabalho, ganhou um Oscar especial.
Após testar a tecnologia com uma experiência chamada “Coco VR”, utilizada como forma de promover “Viva: A Vida é Uma Festa”, a Disney acaba de iniciar seu primeiro filme em realidade virtual. Concebido por Jeff Gipson, que trabalha na empresa como diretor de fotografia, “Cycles” promete uma imersão nos elementos que compõem uma família através da história de um menino e seus avós ao longo de décadas.
Em entrevista a Variety, o diretor revelou que espera com seu filme que “mais e mais pessoas comecem a perceber o peso emocional que a realidade virtual pode oferecer”. “Cycles” foi produzido em quatro meses com a contribuição de cinquenta profissionais do estúdio e será exibido no Canadá no começo de agosto, na conferência SIGGRAPH.