Entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro, o Caixa Belas Artes sediará a mostra “Irmãos Maysles – A Disciplina do Olhar”, onde serão exibidos 30 filmes, entre curtas e longas, de Albert e David Maysles. Pioneiros do cinema direto, eles usavam as recém-criadas tecnologias portáteis dos anos 60 para captar a realidade com o mínimo de filtro. Sob essa ótica, realizaram mais de quarenta documentários, dentre os aclamados “Grey Gardens” e “Gimme Shelter”.

Este é extremamente interessante por demonstrar como os eventos reais e, por vezes, inesperados, moldam o cinema que se propõe a captar o real. Neste caso, a intenção era registrar a turnê americana dos Rolling Stones em 1969, mas um assassinato na plateia transforma a obra em um misto de investigação policial e reflexões existenciais dos integrantes da banda.

 

Além da exibição de filmes, a mostra discutirá o pensamento do Cinema Direto em uma masterclass comandada pelo escritos Jonathan B. Vogles, que ocorrerá no sábado, dia 02 de dezembro. Já o cineasta João Moreira Salles se juntará à Patrícia Mourão para o debate “Nem moscas nem paredes: empatia e dramaticidade no cinema dos irmãos Maysles”, que ocorrerá no dia 12 de dezembro.

 

A programação completa poderá ser acessada no site do Caixa Belas Artes.

Veja Também:

“Três Anúncios Para um Crime” é o grande vencedor do Bafta 2018

  A Academia Britânica de Filmes e Artes Televisionadas coroou neste domingo os expoentes da arte no ano anterior. A...

LEIA MAIS

“Os Incríveis 2” e “Maria Madalena” são os destaques entre os trailers da semana

  Depois de anos de afastamento voluntário de Hollywood, Michelle Pfeiffer retornou a atuação, mesclando participações em blockbusters e filmes...

LEIA MAIS

Estreias da semana - 15/02/2018

    Confira o que chega nos cinemas nesta quinta-feira (15/02):     Pantera Negra   Sinopse:   “Pantera Negra”...

LEIA MAIS