Dizem que a vida imita a arte e nos últimos dias esse de fato parece ter sido o caso. Isso porque um filme, mais especificamente um mockumentary (designação de falso documentário) vem inspirando protestos em diferentes lugares contra as decisões politicas de Donald Trump.

“Um Dia Sem Mexicanos”, de 2004, propõe de forma bem debochada a reflexão sobre a importância dos imigrantes na sociedade norte-americana. No filme, todos os mexicanos residentes da Califórnia somem repentinamente, deixando seus filhos e empregos para trás. O mistério segue com depoimentos dos americanos perplexos que sentem falta dos jardineiros, cozinheiros e maridos. O humor escrachado é posto como forma de debater não só a importância dos mexicanos como o tratamento a que são submetidos, vistos de forma pejorativa por parte da população dos Estados Unidos e, assim, propõe uma reflexão profunda sobre o peso dessas pessoas na construção da sociedade americana.

Eis que este longa serviu de inspiração para um grupo que organizou protestos em diversos locais dos Estados Unidos contra o novo presidente, Donald Trump. Usando a #adaywithoutimmigrants, pessoas saíram às ruas para protestar, apoiadas por estabelecimentos comerciais comandados por imigrantes – ou que os tenham como empregados – que fecharam as portas no dia 17 de fevereiro para mostrar a importância dessas pessoas na locomotiva capitalista do país.

a day without immigrants 1

A hashtag se espalhou e, por sua vez, inspirou protestos em todo o Reino Unido realizados dia 21 de fevereiro. Estes tem como base de argumentação a indignação da população britânica com a prometida visita de Trump a Londres ainda esse ano, símbolo de uma aproximação comercial pós-Brexit. No entanto, nem mesmo a expressiva participação popular pôs em risco a viagem, confirmada posteriormente pela primeira-ministra Theresa May.

 

 

 

 

 

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS