Começa hoje, dia 07 de junho, a sexta edição do Festival Olhar de Cinema em Curitiba, que reúne 125 filmes de vários países, como Síria, Tunísia, Turquia, Fiji, Itália, Chile, Argentina e outros, inclusive vários títulos nacionais.
A abertura será marcada pela exibição de “A Família”, filme do venezuelano Gustavo Rondón, que participará da sessão. As demais sessões, que mesclam curtas e longa-metragens, serão distribuídas entre os cinemas dos shoppings Crystal e Novo Batel.
Além dos novos filmes, o Festival contará com homenagem à cineasta Anocha Suwichakornpong, que terá cinco curtas, um média e um longa exibidos e comandará uma masterclass. O grande destaque, no entanto, fica por conta da mostra Olhar Retrospectivo, que se debruçará sob o trabalho de F. W. Murnau, diretor alemão de filmes como “Nosferatu” e terá seus principais filmes celebrados em sessões especiais.
O Olhar de Cinema ainda contará com oficinas e debates sobre temas como a presença de mulheres na crítica cinematográfica e o mercado de TV para roteiristas.
O Festival Internacional ocorrerá até o dia 15 de junho e sua programação completa pode ser obtida no site oficial.