Todo ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que comanda a premiação do Oscar, convida novos membros da indústria para integrar uma seleta lista de votantes. O sistema eleitoral segue a tabela preferencial (cada pessoa pontua os indicados de acordo com sua predileção) e a soma dos votos revela os ganhadores na noite mais importante da indústria hollywoodiana.

Neste ano, 774 pessoas, entre artistas e executivos, integraram oficialmente a Academia, incluindo a veterana comediante Betty White, aos 95 anos e o ator brasileiro Rodrigo Santoro. Além dele, outros artistas do país foram agraciados com o convite: os diretores Kléber Mendonça Filho (“Aquarius”), Cacá Diegues (“Bye Bye, Brasil”), Nelson Pereira dos Santos (“Rio, 40 Graus”), Heloísa Passos (“Lixo Extraordinário”), Karim Aïnouz (“Praia do Futuro”), o roteirista Mauricio Zacharias (“Madame Satã”), os diretores de fotografia Walter Carvalho (“Central do Brasil”) e Affonso Beato (“A Rainha”).

 

A lista é bem diversa e abarca desde atores de grandes produções (Gal Gadot, Chris Evans) a comediantes (Maya Rudolph, Amy Poehler), músicos (Justin Timberlake, Lin-Manuel Miranda) e diretores (Jordan Peele, Barry Jenkins e Tom Ford). Cada convidado votará na sua categoria de atuação, além da principal, melhor filme.

Cheryl Isaac Bones, presidente da Academia, reforçou o empenho por compor um painel mais diverso de votantes, espelho das recentes críticas, como o #oscarsowhite, acerca do perfil conservador, branco e masculino dominante entre os votantes. Segundo divulgação no site oficial, a nova lista é composta por 39% de mulheres e 30% de pessoas de cor e a tendência, segundo Bones, é avançar nesta direção afim de resultar em uma premiação mais adequada ao perfil da sociedade.

 

 

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS