Entre os especialistas que acompanham a evolução da TV americana, Shonda Rhimes é tida como a salvadora da ABC. Até a sua contratação, em 2004, a rede oscilava bastante na audiência: seu maior sucesso do momento, “Desperate Housewives”, depois de estrear com alta ressonância entre público e crítica, amargou na invisibilidade na sua segunda temporada. Rhonda mudou tudo com a criação de “Grey’s Anatomy”.
Desde sua estreia, a série focada nos dramas de residentes de um hospital construiu uma base sólida, que em grande parte continua a acompanhar os eventos da sua 14ª temporada. O sucesso deu abertura a um spin-off, “Private Practice”, que também teve boa resposta e durou cinco anos. Seguiram-se “Scandal”, “The Catch”, “How to Get Away With Murder” e mais dois projetos, ainda em andamento. O montante de produções levou à autora (que supervisionava todas as séries, mas só escrevia efetivamente “Grey’s Anatomy”) a dominar a rede criativa da ABC, assim como o dia de exibição com melhor resposta do público, a quinta-feira.
No entanto, desde o ano passado a reputação de Rhimes andava em risco, com a queda qualitativa de séries como “Scandal” e “How to Get Away With Murder” sendo extensivamente notada. Muitos se perguntavam se este não seria o começo do declínio da autora, mas uma jogada surpreendente indica que não.
A Netflix acaba de anunciar que firmou um contrato com Rhimes para desenvolvimento de diversas séries, ainda não reveladas. Este durará inicialmente quatro anos, podendo ser renovado. Sobre isso, Shonda declarou: “a mudança de Shondaland (sua produtora) para a Netflix é o resultado de uma visão compartilhada com Ted Sarandos (chefe de conteúdo), construído através da minha visão enquanto contadora de histórias e, em especial, do que desejo para o futuro da minha companhia. Ted oferece um espaço claro e corajoso para produtores de conteúdo na Netflix. Ele entendeu o que eu estava procurando: um espaço para construir um lar onde escritores pudessem exercer suas visões criativas com liberdade e alcance global. O futuro da parceria entre a Netflix e a Shondaland não tem limites”.
O contrato com Shonda denota a busca da plataforma de streaming em se firmar como a gigante do setor diante da crescente concorrência. Como exemplo, há a retirada da Disney de seu catálogo, ao optar criar sua própria plataforma de exibição.
As séries em andamento na ABC continuaram com seus atuais showrunners sem a supervisão da Shondaland. As novas temporadas tem estreia marcada para o dia 14 de setembro.