Tendo como premissa a neutralidade na abordagem dos objetos retratados, Raymond Depardon devotou-se a captar a França através de suas lentes. Oriundo da fotografia, migrou para o cinema por diversas vezes, onde tratou de temas políticos, sociais e humanos em documentários e obras de ficção. Estes poderão ser vistos pelo público paulista a partir de hoje, dia 03 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, que sediará a mostra “Depardon no Cinema”.
Em exibição, estão 25 títulos, produzidos entre 1969 e 2017, incluindo “12 Dias”, recém-exibido no último Festival de Cannes. Entre curtas e longas, destacam-se temas psicológicos (“San Clemente”, “Urgences”), judiciários (“Presos em Flagrante”, “Instantes de Audiência”) e políticos (“Um Presidente em Campanha”), sempre abordados sob uma ótica humanista.
Junto à exibição dos filmes, haverá uma palestra sobre a sua importância no meio cinematográfico, que ocorrerá no CCBB SP no dia 18. A entrada é gratuita. Em complemento, seu trabalho enquanto fotografo está sendo homenageado na exposição “Um Moment Si Doux”, em cartaz na sede do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Esta abarca 170 imagens tiradas ao longo de 63 anos, nos mais variados estilos e dimensões.
A Mostra “Depardon no Cinema” ocorrerá até o dia 22 de janeiro, com exibições dos filmes à tarde. A programação completa poderá ser acessada no site do CCBB.