Com a Netflix, a indústria cinematográfica atentou-se para um novo modelo de consumo e, logo, outras plataformas de streaming surgiram nos Estados Unidos para competir com o mercado, como a Amazon Prime, Hulu e HBO GO. No Brasil, a Netflix conseguiu uma rápida expansão do número de consumidores, que hoje representam uma importante fatia do faturamento da empresa. Tendo em vista o sucesso desse novo modo de consumir cinema, duas novas plataformas estão sendo lançadas no território nacional.
Além dos potenciais lucros, estas possuem como caráter comum a intenção de expandir o consumo dos espectadores brasileiros a produções menos contempladas: os conteúdos nacionais e as animações (fora do circuito comercial).
No dia do cinema nacional, entrou no ar a versão beta do Snapcine. Já oficialmente lançado, a plataforma é voltada para o cinema nacional. Na sua cartela, estão disponíveis atualmente apenas 100 títulos, mas a ideia é chegar a marca de 1.000 até o fim do ano. A proposta é simples: o interessado pode acessar curtas, documentários, longas e séries brasileiras de graça, a menos que sejam lançamentos: nesse caso, o aluguel da série custará R$ 3,99 e o de filmes R$1,99.
A acessibilidade é a chave do serviço para aumentar o interesse nas obras audiovisuais produzidas no nosso país. Assim, como parte da iniciativa, é possível também enviar a sua obra para o catálogo. Todo o conteúdo pode ser acessado pelo site oficial ou aplicativo para sistema Android. Há a promessa para extensão à outros sistemas, além das Smart TVs.
Na abertura da 25ª edição do Anima Mundi, no Rio de Janeiro, foi anunciada a Anima Mundi On, plataforma que tem como foco a evolução das animações nos últimos 25 anos. Com lançamento oficial previsto para novembro, contará com 9 mil curtas e longas animados, além de documentários que contextualizam a história do gênero e criação das principais técnicas.
O serviço, assim como o Netflix, será por meio de uma assinatura com valor mensal ainda não divulgado. No entanto, o primeiro mês será grátis e já é possível fazer um pré-cadastro no site oficial.