Por Lanna Marcondes

Baseado em fatos verídicos, “De Encontro com a Vida” conta a jornada de Salyia Kahawatte (Kostja Ullmann), um jovem com uma rara doença ocular que o faz perder 80% da visão aos 15 anos de idade e necessita de uma cirurgia urgente para não ficar totalmente cego. Moldada no formato da comédia romântica, o filme foca nos desafios de superação e aceitação de uma nova condição de vida e entretém com a busca por um amor em que as aparências não são prioridade.

O protagonista percebe que seus sonhos e planos para o futuro não serão os mesmos com nova limitação física. Seus professores o incentivam a aceitar sua cegueira e acomodar-se, esquecendo seus sonhos anteriores, agora impossíveis, mas ele não aceita essas novas regras. Todos os desafios que aparecem, ele encontra sua própria forma de superá-los, usando seus outros sentidos.

 

Salyia

 

Seu maior sonho é trabalhar em hotéis, mas assim que se forma na escola e começa a enviar cartas para vagas nesses estabelecimentos , é imediatamente rejeitado. A solução se torna esconder a sua condição especial. Ele consegue uma entrevista, mas antes treina com sua irmã e conta os passos entre cada ambiente do lugar. Após contar ao gerente sua paixão pelo ramo, consegue a vaga como trainee do famoso Bayerischer Hof.

Logo de início, Salyia consegue um aliado: Max Schröder (Jacob Matschenz), um candidato que ele ajuda a conseguir uma vaga no mesmo treinamento. Ele mostra-se essencial por ajudá-lo a conseguir finalizar suas tarefas em todas as áreas do hotel, praticando-as com antecedência às aulas. As interações dos dois são a melhor parte do filme e nos entrega uma comédia de amigos leve e relacionável, sem clichês e realmente bem pensada.

O romance começa quando ele ouve uma das fornecedoras de comida cantar. Apaixona-se por sua voz, mas não conta a ela sobre sua visão por medo de rejeição. O relacionamento com Laura (Anna Maria Mühe) se desenvolve aos poucos, organicamente, levando o rapaz a conhecer o filho dela, passando um dia no parque. No entanto, o romance acaba ficando em segundo plano frente aos desafios da vida de Salyia e sua interação com pessoas que acabam descobrindo sobre sua deficiência.

Por mais que consiga se manter no trabalho sem que seus chefes percebam algo diferente nele, sua vida começa a se embaralhar quando problemas familiares aparecem, criando uma camada de pressão ainda maior no protagonista. O que ele mantinha sobre controle, mesmo com grandes dificuldades, acaba transbordando e ameaçando seu futuro.

 

 

O termo comédia romântica nos traz uma expectativa de “mais do mesmo”, já que é um gênero que não costuma arriscar ou inovar em sua linguagem cinematográfica. Não é o caso de “De Encontro com a Vida”, que acaba surpreendendo. A deficiência na visão de Salvya é frequentemente representada por uma câmera subjetiva extremamente borrada, nos demonstrando o que ele realmente vê e trazendo de volta a perspectiva de suas dificuldades.

Outro ponto forte é o uso do som para exemplificar o aguçamento dos outros sentidos . No início, ter sua audição apurada causa problemas, pois ele nota todos os barulhos de um ambiente e acaba se sentindo mal. Porém, ao tentar se controlar, o som faz um trabalho incrível de abafamento gradiente do ambiente, nos colocando de volta na perspectiva dele. É um risco até pequeno, mas que no contexto do gênero causa grande comoção, por ser uma nova forma de contar uma história assim.

As performances de mais destaque ficam com Kostja Ulmann e Jacob Matschenz, cuja química em cena sustenta o filme inteiro. Johann von Bülow, que interpreta Kleinschmidt,  o duro e implacável responsável pela área do restaurante do hotel, também entrega uma performance impressionante e um personagem que traz o maior desafio de Salyia.

Pautado no humor – ponto forte da produção – e no romance, “De Encontro com a Vida” é indubitavelmente um filme simples, onde a diversão e o entretenimento são os focos principais. No entanto, vai além de outras obras do gênero por se mostrar capaz de proporcionar aprendizados sobre superação,  deixando, ao final da produção, um largo sorriso no rosto. 

 

 

Pôster

De encontro com a vida

 

Ficha Técnica

 

Ano: 2017

Duração: 111 min.

Gênero: biografia, comédia, drama

Direção: Marc Rothemund

Elenco:  Kostja Ullmann, Jacob Matschenz, Anna Maria Mühe

 

Trailer:


Imagens:

Avaliação do Filme

Veja Também:

Rivais

Por Luciana Ramos Aos 31 anos, Art Donaldson (Mike Faist) está no topo: além de ter vencido campeonatos importantes, estampa...

LEIA MAIS

Guerra Civil

Por Luciana Ramos   No fascinante e incômodo “Guerra Civil”, Alex Garland compõe uma distopia bastante palpável, delineada nos extremos...

LEIA MAIS

A Paixão Segundo G.H.

Por Luciana Ramos   Publicado em 1964, “A Paixão Segundo G.H.” foi há muito considerado um livro inadaptável, dado o...

LEIA MAIS