Por Luciana Ramos

Remakes são sempre opções difíceis: ao passo que representam potenciais lucros pelo sentimento de nostalgia, também podem despertar a fúria de muitos, caso a adaptação seja inferior ao original. No caso de “Despedida em Grande Estilo”, mostra-se uma decisão bastante acertada, dado o fato de que a obra de 1979 caiu no esquecimento, sufocado pelo montante de produtos cinematográficos lançados no espaço de quase quarenta anos.

Com uma ótima premissa, a roupagem moderna do longa de Zach Braff – que trocou os filmes autorais por um cinema mais comercial – revela-se extremamente engraçado, capaz de proporcionar ao espectador uma ótima experiência no cinema, algo particular aos melhores feel good movies.

 

Na trama, Joe (Michael Caine), Willie (Morgan Freeman) e Al (Alan Arkin) são amigos de décadas e curtem a aposentadoria vivendo tranquilamente em um bairro simples, sem luxos. Depois de terem as pensões congeladas pela empresa em que trabalharam toda a vida, eles se veem no desespero de não ter uma renda para viver – e, no caso de Joe, oferecer um teto para a sua família. Por isso, ele vai ao banco renegociar suas dívidas e se vê no meio de um assalto. Impressionado pela precisão do ato, decide que esta é a sua única alternativa. Depois de alguma insistência, recruta Willie e Al para um novo assalto, conduzido por eles. Para dar certo, submetem-se a conselhos de um dono de pet shop e tentam recuperar a velha forma no prazo de trinta dias.

 

despedida 2

 

 

O roteiro de Theodore Melfi (“Estrelas Além do Tempo”) une a leveza inerente ao gênero com uma boa estruturação, preocupada com a fundamentação das motivações de cada personagem. Explorando a comédia pela falta de experiência e dificuldades de mobilidade naturais da idade, concebe ótimas sequências, como a que eles ensaiam um roubo em uma loja de supermercado.

Assim, mesmo ações moralmente questionáveis recebem um olhar empático, fortalecido pelas passagens que exploram com mais profundidade as relações de amizade e amor em família, que serve para tornar os três homens mais complexos e amáveis.

 

despedida 5

 

O tratamento concedido pelo roteiro pode, no entanto, ser questionado por permanecer sempre na zona de conforto, entregando-se a previsibilidades em alguns momentos. Ainda assim, as passagens que apelam para coincidências narrativas não ameaçam estragar o potencial cômico do longa, dado o talento do seu elenco.

Michael Caine, Morgan Freeman e Alan Arkin, três nomes de peso da indústria, estão em suas melhores formas: cada um a sua maneira, imprimem credibilidade e carisma aos seus papéis, além de conseguirem trabalhar com profundidade o que o texto lhes oferece. Como destaque, há ainda a participação de Christopher Lloyd, que aproveita seu pouco espaço de tela ao extremo e é responsável por algumas das melhores piadas do filme.

Com passagens inspiradas e atuações excelentes, “Despedida em Grande Estilo” revela-se uma agradável surpresa, capaz de entreter com leveza e uma pitada de absurdo.

 

Ficha técnica despedida poster


Ano:
 2017

Duração: 96 min

Nacionalidade: EUA

Gênero: comédia, crime

Elenco: Michael Caine, Morgan Freeman, Alan Arkin, Ann Magret, Christopher Lloyd

Diretor: Zach Braff

 

 

Trailer:

 

 

 

Imagens:

Avaliação do Filme

Veja Também:

Rivais

Por Luciana Ramos Aos 31 anos, Art Donaldson (Mike Faist) está no topo: além de ter vencido campeonatos importantes, estampa...

LEIA MAIS

Guerra Civil

Por Luciana Ramos   No fascinante e incômodo “Guerra Civil”, Alex Garland compõe uma distopia bastante palpável, delineada nos extremos...

LEIA MAIS

A Paixão Segundo G.H.

Por Luciana Ramos   Publicado em 1964, “A Paixão Segundo G.H.” foi há muito considerado um livro inadaptável, dado o...

LEIA MAIS