Gary L. Goldman, escritor de filmes como “Total Recall” e hoje produtor da série de TV “Minority Report”, acusou formalmente a Disney de roubar a sua ideia. No processo judicial que deu entrada – e foi liberado para o público por seu advogado – o roteirista clama ter tido a ideia para o filme “Zootopia”.

Segundo ele, em duas ocasiões diferentes (2000 e 2009), tentou vender seu projeto para a alta cúpula da empresa, incluindo o CEO David Hoberman e o Vice-Presidente de Produção e Desenvolvimento Bingham Taylor, ambas as vezes sem sucesso. Este continha sinopse, primeiro tratamento, características dos personagens já delineadas, assim como suas concepções visuais.

Similaridade de concepções visuais usadas como prova por Gary L. Goldman Fonte: THR

Similaridade de concepções visuais usadas como prova por Gary L. Goldman
Fonte: THR

Um filme de mesmo nome, sobre uma coelhinha policial que sofre com o preconceito e é encarregada de investigar uma série de predadores que se tornaram agressivos, tornou-se um sucesso estrondoso de público e crítica, tendo rendido mais de um bilhão de dólares em bilheteria, além de diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Animação.

Segundo a empresa, o projeto foi desenvolvido dentro dos seus corredores pelos seus escritores, que pensavam em uma história sobre uma raposa astuta mas, depois de meses de trabalho sem frutos, mudaram o foco para uma coelhinha tida como “fofa”. Nesse ponto, segundo eles, o tema do preconceito ganhou forma e “Zootopia” transformou-se na obra final lançada nos cinemas.

No processo, Goldman dize que o plágio é algo institucionalizado na empresa, alegando que clássicos como “O Rei Leao”, “Divertida Mente” e “Up – Altas Aventuras” são frutos da prática. Não há, no entanto, nenhum processo que envolva algum desses filmes citados.

Um assessor da Disney declarou o seguinte sobre o assunto: “O processo de Mr. Goldman é construído sob falsas alegações de patentes. É uma tentativa sem princípios de clamar para si um filme de sucesso que ele não criou e nos vamos nos defender de maneira vigorosa na corte”.

 

[UPDATE: 15/02/18]

 

Após parecer favorável a Disney pela Corte Federal de Los Angeles, que considerou as provas e alegações insuficientes, Gary L. Goldman anunciou que recorrerá a Suprema Corte Americana em outra ação de plágio, reiterando seus argumentos inciais.

 

 

Fonte: The Hollywood Reporter, Variety

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS