No início dos anos 70, após mais de uma década na Europa, Orson Welles retornou à Hollywood com um plano ousado: fazer um filme que superasse seu maior sucesso, “Cidadão Kane”. Planejado para ser filmado em oito semanas, a produção do longa arrastou-se por anos por conta do roteiro, que Welles revisitava toda noite mas não conseguia completar.
Depois da sua morte, ouve uma comoção em Hollywood – encabeçada pelo produtor Frank Marshall e o diretor Peter Bodganovich – para finalizar e lançar “The Other Side of The Wind” mas, quarenta anos após sua idealização, nada aconteceu…até agora.
A Netflix anunciou a compra dos direitos do projeto e sua intenção de finalizá-lo – usando, para tanto, as cenas rodadas. O filme passará por um processo de restauração, que será supervisionado pelos já citados Marshall e Bodganovich.
“The Other Side of the Wind” conta a história do diretor Jake Hannaford (interpretado por John Huston) que prepara a sua volta ao espetáculo após uma temporada na Europa. Embora parecidíssimo com a realidade, Welles afirmava que não se tratava de um filme autobiográfico. Ainda não foi anunciada uma data para lançamento do projeto.