Sob chefia de Sérgio Sá Leitão, o Ministério da Cultura mudou o órgão responsável por avaliar e escolher o filme nacional que disputará uma vaga no Oscar. Antes parte das atribuições da Secretaria do Audiovisual (SAV), agora caberá à Academia Brasileira de Cinema (ABC) supervisionar todo o trâmite.
A decisão chega um ano após a polêmica da escolha de “Pequeno Segredo” para representar o cinema brasileiro. Muitos alegaram na época que a decisão tinha sido política, inflamada pelos atritos entre um dos jurados e o diretor Kléber Mendonça Filho. Para eles, “Aquarius” não foi escolhido pelo fato do elenco se posicionar contra o processo de impeachment no Festival de Cannes de 2016.
Acompanhada à mudança da coordenação do processo de escolha, vem a transição total para o mundo eletrônico. As inscrições, assim como as avaliações dos jurados serão feitas impreterivelmente pela internet até o dia 31 de agosto. Segundo o secretário audiovisual do Minc, João Batista Silva, “o novo método serve como uma alternativa mais sustentável e célere ao dispensar a tramitação de papéis e mídias via Correios”. O filme escolhido para disputar uma vaga no Oscar 2018 será divulgado dia 15 de setembro.
Fonte: Folha de São Paulo