Ano passado, o Festival de Cannes anunciou seu alinhamento com as modernas tendências do entretenimento, incluindo no seu line-up a exibição de séries televisivas, como “Top of the Lake” e “Twin Peaks”, e de dois filmes da Netflix, “Okja” e “Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe”.

Apesar da boa recepção por parte dos jornais e sites especializados, o Festival foi duramente criticado pelos distribuidores franceses por acolherem filmes que não possuíam um esquema de distribuição no território, ou seja, não seriam exibidos exclusivamente nos cinemas antes de serem disponibilizados no streaming.

 

Assim, a coordenação do prestigioso festival decidiu banir os filmes da Netflix das competições oficiais, a menos que a plataforma se comprometa a uma janela de exibição (tempo que o filme demora para chegar no streaming depois de terminada a exibição nos cinemas) de 36 meses. Obviamente, considerando o modelo de negócios da Netflix, isso seria impossível e, portanto, a notícia configura um banimento da plataforma do Festival. Há ainda, no entanto, a possibilidade de eles levarem as produções para sessões especiais, fora das competições, mas a resposta indignada de Ted Sarandos ao anúncio torna essa possibilidade muito difícil.

Outras duas mudanças foram anunciadas para a 71ª edição do Festival. A primeira proíbe qualquer pessoa que esteja no tapete vermelho de tirar selfies, pois isso atrapalharia a circulação, atrasando as premières. A outra diz respeito à cobertura da imprensa especializada, que assistia aos filmes em cabines de imprensa pela manhã para que tivessem tempo de lançar os textos assim que as premières acontecessem.

Segundo os organizadores do evento, o conteúdo jornalístico publicado antes dos filmes por vezes prejudicava-os, lançando uma aura negativa nos mesmos. Por isso, as cabines de imprensa foram transferidas para outro local (menor) e ocorrerão quase concomitantemente às premières. Quanto a esta mudança, o questionamento básico dos jornalistas foi sobre a adoção dessa medida (que prejudica o trabalho de cobertura) em detrimento de a instituição de simples embargos – documentos adotados em cabines de imprensa que proíbem conteúdos e quaisquer comentários de serem publicados antes da data estipulada pelos distribuidores.

 

A 71ª edição do Festival de Cannes ocorrerá entre os dias 08 e 19 de maio.

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS