Por Luciana Ramos

O Natal chegou! É hora de se reunir com a família, comemorar a vida e, por que não, assistir uns filminhos! Com esse propósito, selecionamos filmes passados nessa época do ano, alguns divertidos e outros que traduzem o espírito Natalino!

 

 

SIMPLESMENTE AMOR

natal destaque 2

 

Produção de imenso sucesso, continua cultuada mesmo após mais de dez anos do seu lançamento. O longa discorre sobre a vida de algumas pessoas durante os dias que precedem o Natal: suas frustrações, motivações, desejos e o impulso de aproveitar as festividades para realizar mudanças nas suas vidas. O amor, elemento comum a todas as estórias, transforma a vida de cada um dos personagens.

O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) descobre novos sentimentos por uma de suas funcionárias. Um escritor (Colin Firth) acaba se apaixonando em uma viagem ao sul da França. Karen (Emma Thompson) desconfia que o seu marido a está traindo. Sam (Thomas Sangster) quer conquistar a garota que ama. Billy Mack (Bill Nighty) tenta retomar a sua carreira como astro de rock. Sarah (Laura Linney) tem a oportunidade de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem nutre uma paixão a anos. Juliet (Keira Knightley) descobre que o melhor amigo do seu marido possui segundas intenções.

 

 

EDWARD, MÃOS DE TESOURA

natal 2

 

Uma velha senhora conta a sua neta porque sempre neva no Natal. Imagens lindas e poéticas dos flocos de neve caindo transportam o espectador à Califórnia dos anos 50.

Peg Boggs (Diane Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente conhece Edward (Johnny Depp), um jovem que mora isolado em uma montanha e possui tesouras no lugar das mãos. Sua habilidade para cortar cabelos, esculpir em arbustos e no gelo o levam a ser a sensação da pequena comunidade. No entanto, a sua inocência e pureza não são o bastante para impedir o preconceito e ira de algumas pessoas.

Um dos melhores longas do diretor Tim Burton é, além de visualmente impactante, extremamente comovente dada a riqueza do personagem principal. Um filme para ser (re)visto em qualquer época do ano.

 

 

ESQUECERAM DE MIM

natal 3

A gigantesca família de Kevin McCalister (Macaulay Culkin) decide viajar para Paris no Natal e acaba deixando o garoto de apenas oito anos para trás. Sozinho em casa, ele aproveita para usufruir da liberdade de estar sem os pais e irmãos até que tem a vida ameaçada por dois ladrões meia boca (Joe Pesci e Daniel Stern). Kevin então usa a inteligência e perspicácia para manter os criminosos fora da propriedade.

Quem não lembra dos bonecos dançantes de papelão, do ferro de passar roupa sendo jogado pelo duto de lixo ou da famosa cara de espanto de Macaulay Culkin? Precisa dizer mais? Esse é definitivamente um dos melhores filmes de Natal.

 

 

GREMLINS

natal 4

Produção de humor negro passado no feriado natalino. O jovem Billy Peltzer (Zach Galligan) tinha uma vida regulada e tranquila até receber dos seus pais um presente pouco convencional: um animal de estimação chamado mogwai, que batiza com o nome “Gizmo”.

Billy acaba quebrando a regra de não expô-lo à água, o que desencadeia uma reprodução em massa acelerada. A má decisão de alimentá-los após a meia-noite dá origem a centenas de gremlins, criaturinhas más e destrutivas que provocam um estrago em Kingston Falls.

Clássico das reprises nos canais de televisão, é engraçado e cativante por ter uma qualidade trash.

 

 

DURO DE MATAR

natal 5

John McClaine (Bruce Willis) está longe de ser Papai Noel mas é coroado na véspera de Natal com uma missão: salvar a sua esposa e derrotar os terroristas que tomaram o Nakatomi Plaza com a intenção de realizarem um elaborado roubo.

Grande clássico dos filmes de ação, possui aquela boa dose de tiros, explosões e até um modo pouco convencional de subir um elevador.

 

MILAGRE NA RUA 34

natal-6-cortado

Kris Kringle (Richard Attenborough), um idoso de cabelos brancos e barba farta é contratado para trabalhar em uma loja de brinquedos na rua 34. Lá faz um sucesso enorme e suas atitudes são difundidas entre os outros funcionários da loja. Porém, a mania de Kris em afirmar ser o verdadeiro Papai Noel lhe traz uma série de problemas. Ele deve então provar a todos, em especial a pequena e descrente Susan (Mara Wilson), que é de fato o bom velhinho.

Uma das estórias preferidas de Hollywood, fruto de inúmeras refilmagens, explora a magia que envolve a data debatendo sobre bondade e fé.

 

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

natal 7

Iris Simpkins (Kate Winslet) quer superar a sua desilusão amorosa viajando no feriado de Natal do lugar mais longe que possa encontrar de Londres. A sua busca na internet a leva a realizar um intercâmbio de casas com a californiana Amanda Woods (Cameron Diaz), que também nutre poucas esperanças românticas.

 

As viagens das duas as fazem refletir sobre o amor: Iris fica amiga do simpático compositor de trilhas sonoras Miles (Jack Black) enquanto Amanda conhece Graham (Jude Law), um editor de livros viúvo e pai de duas filhas.

Como toda boa comédia romântica, o longa diverte com leveza e graciosidade. Por isso, é super recomendado para os fãs do gênero.

 

PAPAI NOEL ÀS AVESSAS

natal 8

 

Um Papai Noel detestável, para dizer o mínimo e, por conta disso, irresistível. Willie Stokes (Billy Bob Thornton) é alcoólatra, impaciente, mau humorado, não parece conseguir dizer uma frase sem xingar e, para completar, planeja roubar cofres de um shopping. Para isso, arranja um disfarce, trabalhando como o bom velhinho, aturando criancinhas subindo no seu colo o dia inteiro para contar-lhe desejos de presentes.

Com roteiro inteligente, traz Billy Bob Thornton no seu melhor papel. É a escolha perfeita para os imunes à festividade que envolve essa época do ano. O filme receberá uma continuação com lançamento programado para o final de 2016.

 

 

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

natal 9

Talvez, de toda a lista, seja o que melhor traduza os valores ligados à data comemorativa. George Bailey (James Stewart) sentia-se frustrado na véspera de Natal. Homem de honra, passou sua vida protelando sonhos e aventuras pela obrigação moral de fazer o bem ao próximo. Para isso, financiava casas para pessoas menos favorecidas, mantendo o otimismo até correr o risco de ir para a cadeia por um débito de oito mil dólares nas contas da sua empresa. Por conta disso, decide acabar com a sua vida. O anjo Clarence (Henry Travers), observando tudo do céu, recebe a missão de ajudá-lo a dissuadi-lo da ideia em troca de um par de asas.

Importantes reflexões são feitas ao decorrer do filme: George revisita o seu passado, o presente e vislumbra um nefasto futuro para então perceber que cada uma de suas ações provoca um impacto na vida do outro. Além disso, a solidariedade e partilha coroam a trama e refletem o verdadeiro espírito Natalino.

Veja Também:

Justiça em Família

Por Luciana Ramos Concebido como um veículo para o ator Jason Momoa, “Justiça em Família” marca a quinta colaboração entre...

LEIA MAIS

Garçonete

Por Luciana Ramos   Jenna Hunterson (Keri Russell) é jovem, bonita, criativa e possui um senso culinário aguçado, que a...

LEIA MAIS

O Tigre Branco

Por Felipe Galeno   Um empresário indiano (Adarsh Gourav), sob vestes elegantes e diante da iluminação quase neon de seu...

LEIA MAIS