Anualmente, a Motion Picture Association of America (MPAA) oferece um relatório ao público que detalha os movimentos do mercado audiovisual ao longo de doze meses. Neste ano, o documento foi marcado por um importante ponto de virada: pela primeira vez na história, o número de assinantes de serviços de streaming supera os de canais a cabo.
Os números refletem o cenário mundial e explicam movimentos diferentes: enquanto o primeiro marca um crescimento de 27%, totalizando 613,3 milhões de assinantes, o segundo expressa uma queda de 2%, totalizando em 556 milhões de assinantes. O detalhe interessante, apontado pelo estudo, concerne ao faturamento total das empresas, onde os canais a cabo ainda ganham da concorrência pela expressiva venda de pacotes especiais.
Ainda assim, a predominância do streaming aponta uma mudança na predileção do consumo de produtos audiovisuais por meios digitais, que inclui diferentes plataformas de VOD. Esta expandiu 34% no último ano, totalizando 55,7 bilhões de dólares em receita, enquanto a renda de mídias físicas (DVDs e Blu-Rays) expressou uma queda de 14% no mesmo período.
A multiplicidade de plataformas deste tipo ocasionou também a expansão de produções audiovisuais originais, a maior já observada pela MPAA. Desde 2014, o número de filmes, seriados e programas infantis ou não roteirizados cresceu 28%, chegando a 1.620 produções.
As informações coletadas ajudam a tecer uma análise do mercado audiovisual, cada vez mais adepto ao consumo de produtos em plataformas digitais que oferecem ao usuário uma cartela expressiva de conteúdo, que podem ser acessados a qualquer hora em dispositivos diversos. Este movimento também explica a mudança de posicionamento de empresas tradicionais, como o estúdio Warner, em abandonar a resistência à mudança e lançar um novo produto que possa competir com as já sedimentadas Netflix e Amazon Prime.
O documento na íntegra pode ser acessado por este link.