Anualmente, a Motion Picture Association of America (MPAA) oferece um relatório ao público que detalha os movimentos do mercado audiovisual ao longo de doze meses. Neste ano, o documento foi marcado por um importante ponto de virada: pela primeira vez na história, o número de assinantes de serviços de streaming supera os de canais a cabo.

Os números refletem o cenário mundial e explicam movimentos diferentes: enquanto o primeiro marca um crescimento de 27%, totalizando 613,3 milhões de assinantes, o segundo expressa uma queda de 2%, totalizando em 556 milhões de assinantes. O detalhe interessante, apontado pelo estudo, concerne ao faturamento total das empresas, onde os canais a cabo ainda ganham da concorrência pela expressiva venda de pacotes especiais.

Ainda assim, a predominância do streaming aponta uma mudança na predileção do consumo de produtos audiovisuais por meios digitais, que inclui diferentes plataformas de VOD. Esta expandiu 34% no último ano, totalizando 55,7 bilhões de dólares em receita, enquanto a renda de mídias físicas (DVDs e Blu-Rays) expressou uma queda de 14% no mesmo período.

A multiplicidade de plataformas deste tipo ocasionou também a expansão de produções audiovisuais originais, a maior já observada pela MPAA. Desde 2014, o número de filmes, seriados e programas infantis ou não roteirizados cresceu 28%, chegando a 1.620 produções.  

As informações coletadas ajudam a tecer uma análise do mercado audiovisual, cada vez mais adepto ao consumo de produtos em plataformas digitais que oferecem ao usuário uma cartela expressiva de conteúdo, que podem ser acessados a qualquer hora em dispositivos diversos. Este movimento também explica a mudança de posicionamento de empresas tradicionais, como o estúdio Warner, em abandonar a resistência à mudança e lançar um novo produto que possa competir com as já sedimentadas Netflix e Amazon Prime.

O documento na íntegra pode ser acessado por este link.

Veja Também:

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo divulga premiados da 45ª edição

Durante duas semanas, aficionados pela sétima arte puderam conferir uma seleção de mais de 200 filmes de diversas nacionalidades e...

LEIA MAIS

Começa hoje em formato híbrido a 45ª Mostra Internacional de Cinema SP

A Mostra Internacional de Cinema SP realiza entre hoje, 21 de outubro, e o dia 03 de novembro de 2021...

LEIA MAIS

Marvel processa criadores para reter controle de seus personagens

A Marvel entrou com uma série de processos contra criadores de seus personagens mais famosos ou as fundações que cuidam...

LEIA MAIS