Constance Ackelman foi convidada para realizar um teste na Paramount. No meio da sua cena, ela se abaixou e uma mecha do seu cabelo loiro caiu em seu rosto, cobrindo o olho esquerdo. Constance ficou incomodada com a situação, mas não queria parar a cena para se ajeitar. Ao final, o executivo do estúdio a contratou exatamente pela mecha acidental. Nascia uma nova estrela.

No entanto, Constance parecia o nome de uma “secretária”, disse o executivo, e criou o nome artístico da moça: Veronica Lake. Ela começou atuando em filmes noir e logo se tornou um símbolo das femme fatales. Sempre com o longo cabelo ondulado, com uma mecha jogada misteriosa para frente, interpretava personagens que gravitavam ao redor de homens de moralidade dúbia.

 

 

 

Seus filmes mais famosos foram ao lado de Allan Ladd, como “Contrastes Humanos”, “Alma Torturada”, “A Dália Azul” e “A Chave de Vidro”. Por nunca decorar as falas antes das filmagens, ganhou a fama de “difícil”. O ator Joel McCrea, quando perguntado porque recusou atuar ao lado dela pela segunda vez, disse à imprensa: “A vida é muito curta para fazer dois filmes com Veronica Lake”. Apesar disso, era reconhecida na indústria não só pela beleza, mas pelo talento como atriz.

Um episódio curioso envolveu seu famoso cabelo durante a Segunda Guerra Mundial. Desde sua ascensão, mulheres americanas copiavam seu penteado, que não tinha a praticidade exigida em certos locais de trabalho pesado, como em fábricas. Por conta disso, Veronica foi contratada para cortar seu cabelo, além de estrelar em uma campanha pedindo as mulheres que trabalhavam em tais lugares fazerem o mesmo por questões de segurança.

 

 

veronica lake 2

 

Em 1947, ela não teve seu contrato renovado e entrou em declínio. Veronica mudou-se para Nova York e aceitou outros empregos para viver. Foi “redescoberta” pela imprensa em 1963 trabalhando em um bar, já bastante debilitada pelo alcoolismo. Participou então de algumas produções pequenas, mas nada significativo o suficiente para ser um retorno ao estrelato. Faleceu dez anos depois, aos cinquenta anos.

Porém, sua imagem permaneceu viva no imaginário popular. Seu look, com os cabelos ondulados e uma mecha estrategicamente posicionada continua a ser imitada até hoje.

 

Galeria de imagens: 

Veja Também: