Por Murillo Trevisan

 

A Amazon Studios vem investindo pesado nos conteúdos de seu serviço de streaming. Séries como a comédia vencedora do Emmy 2018 “The Marvelous Mrs. Maisel” ou a vindoura “Homecoming”, novo projeto de Sam Esmail (criador de Mr. Robot), provam por si só que, diferente de sua maior concorrente, valorizar a qualidade de uma obra ao invés de abundante quantidade baseada em algoritmos pode ter seus triunfos.

Dessa vez, ela resolveu se arriscar no gênero de ação com um personagem já conhecido do público: Jack Ryan. O lendário herói da CIA, das obras literárias de Tom Clancy, já ganhou algumas adaptações para as telonas com rostos bem conhecidos. No primeiro longa, “A Caçada ao Outubro Vermelho”, Alec Baldwin deu vida ao personagem em um suspense em alto-mar. Em seguida, foi a vez de Harrison Ford assumir nos excelentes thrillers “Jogos Patrióticos” e “Perigo Real e Imediato”, aclamados pela crítica. Depois foi a vez de Ben Affleck interpretar Ryan em “A Soma de Todos os medos”, no qual o agente tem que neutralizar um plano terrorista que pode causar um confronto nuclear entre duas superpotências mundiais. E por fim, o papel ficou nas mãos de Chris Pine no recente “Operação Sombra: Jack Ryan”.

 

 

Em sua primeira adaptação para uma série via streaming, a aposta é em John Krasinski, nome em alta em Hollywood devido ao grande sucesso de “Um Lugar Silencioso” (o qual dirige e protagoniza), embora mais conhecido como Jim Halpert da hilária série televisiva “The Office”. Seu grande carisma contribui para trazer uma versão mais sóbria e complexa do personagem que, ao longo dos 8 episódios da temporada inicial, vai se desmistificando e evoluindo em caráter.

Ryan é um ex-marine que sofreu um trauma no Afeganistão; agora, na “vida de escritório”, ele usa sua genialidade como analista financeiro de operações potencialmente terroristas da CIA. Graças à sua forma de pensar e sua coragem de expor suas ideias sem preocupar-se com hierarquia, acaba caindo de paraquedas em uma missão de campo junto com seu chefe Jim Greer (Wendell Pierce), na caçada a Mousa Bin Suleiman (Ali Suliman), tido como um novo Bin Laden.

Idealizada por Carlton Cuse (“Lost”) e Graham Roland (“22 Milhas”), produtor que é veterano da Guerra do Iraque, a série não ignora as causas e consequências da guerra. Muito pelo contrário, ela até usa uma parte considerável de seus poucos episódios para mostrar a covardia de algo tão devastador, como é o caso dos primeiros minutos do piloto, onde duas crianças sírias presenciam um bombardeio aéreo destruindo sua moradia.

 

 

Apesar de carregar o nome do protagonista como título, a série também acerta ao se aprofundar mais nos coadjuvantes. Raramente uma obra do gênero dedicaria-se a mostrar o sofrimento da esposa do terrorista, aqui interpretada com méritos pela atriz saudita Dina Shihabi (“Cigarette Soup”), tentando refugiar-se com suas filhas em outro país. O mesmo cuidado é tido com o soldado Victor Polizzi (John Magaro), que carrega consigo o peso da covardia ao eliminar um suposto terrorista com um drone, controlado a quilômetros de distância e até mesmo do líder terrorista Suleiman, que ganha um background evidenciando os preconceitos sofridos no Ocidente por sua origem muçulmana.

Outro mérito da obra é realizar os diálogos com os idiomas originais de cada região, sem a forçação de barra de que todo cidadão sírio fala inglês. Boa parte da temporada é falada em árabe ou até mesmo em francês, por parte da trama se passar em Paris. Realizar as gravações em locações como Marrocos e Quebec deram mais organicidade à trama, enriquecendo o visual com a variação de cenários, sem dar aquela atmosfera falsa das gravações de estúdio.

A primeira temporada de “Jack Ryan” mostra-se mais um grande acerto da Amazon Studios. Com poucos episódios bem cadenciados, a série traz uma atualização de um personagem que já foi diversas vezes trabalhado em tela, mas nunca recebeu uma construção mais elaborada. Um bom retorno ao gênero desde o fim das arriscadas missões de Jack Bauer em “24 Horas” que, aliás, se inspirou bastante nas obras de Tom Clancy.

 

Pôster

 

 

Ficha Técnica

 

Ano: 2018

Número de Episódios: 8

Gênero: ação, drama, suspense

Criador: Carlton Cuse, Graham Roland

Elenco: John Krasinski, Wendell Pierce, John Hoogenakker, Abbie Cornish, Ali Suliman, Dina Shihabi
Trailer:

 

 

Imagens:

Avaliação do Filme

Veja Também:

O Lado Sombrio da TV Infantil

Por Luciana Ramos   Quem foi criança nos anos 90 e 2000 lembra do profundo impacto da Nickelodeon na programação...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Segunda Temporada

Por Luciana Ramos   “Depois da Festa” foi concebida por Christopher Miller como uma brincadeira estilística que usa um crime...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Primeira Temporada

Por Luciana Ramos Histórias misteriosas sempre tiveram apelo, já que se apresentam como grandes quebra-cabeças para serem montados, revisados e...

LEIA MAIS