Tradicionalmente, o Gotham Awards é uma cerimônia de premiação pequena, voltada para os filmes independentes, mas que vêm ganhando destaque nos últimos anos por apontar favoritos na corrida pelas demais premiações – além, obviamente, do seu valor em reconhecer o trabalho de obras que não possuem grandes recursos ou estrutura de distribuição mundial. Servem, portanto, para atrair a atenção às produções pequenas e excelentes e, assim, encorajar um maior investimento das empresas na sua promoção não só para os votantes, como para o público em geral.
A edição de 2021 teve caráter híbrido (meio presencial, meio videoconferência) e consagrou “Nomadland” como vencedor, reafirmando o burburinho conquistado pelo filme nos poucos festivais de 2020. Os também elogiados “O Som do Silêncio” e “Miss Juneteenth” foram agraciados com os prêmios de atuação, enquanto os atores principais de “A Voz Suprema do Blues”, Viola Davis e Chadwick Boseman, receberam prêmios especiais pela dedicação à arte. Em um discurso emocionado, a mulher do falecido ator relembrou a sua luta por papeis significativos e enfatizou o seu legado, sendo um dos pontos altos da noite.
Infelizmente, “Bacurau”, que concorria na categoria Melhor Filme Internacional, não conquistou a desejada estatueta, sendo esta destinada a “Identifying Features”, colaboração entre México e Espanha.
Confira todos os premiados no Gotham Awards 2021
Melhor Filme: “Nomadland”
Melhor Filme (empate): “A Thousand Cuts” e “Time”
Melhor Filme Internacional: “Identifying Features”
Prêmio de Diretor Revelação: Andrew Patterson por “The Vast of Night”
Melhor Roteiro (empate): “The Forty-Year-Old-Version” e “Fourteen”
Melhor Ator: Riz Ahmed por “O Som do Silêncio”
Melhor Atriz: Nicole Beharie por “Miss Juneteenth”
Ator Revelação: Kingsley Ben-Adir por “Uma Noite em Miami”
Melhor Série de longo formato (40 minutos): “Watchmen”
Melhor Série de Curto Formato (menos de 40 minutos): “I May Destroy You”