Tradicionalmente, o Gotham Awards é uma cerimônia de premiação pequena, voltada para os filmes independentes, mas que vêm ganhando destaque nos últimos anos por apontar favoritos na corrida pelas demais premiações – além, obviamente, do seu valor em reconhecer o trabalho de obras que não possuem grandes recursos ou estrutura de distribuição mundial. Servem, portanto, para atrair a atenção às produções pequenas e excelentes e, assim, encorajar um maior investimento das empresas na sua promoção não só para os votantes, como para o público em geral.

A edição de 2021 teve caráter híbrido (meio presencial, meio videoconferência) e consagrou “Nomadland” como vencedor, reafirmando o burburinho conquistado pelo filme nos poucos festivais de 2020. Os também elogiados “O Som do Silêncio” e “Miss Juneteenth” foram agraciados com os prêmios de atuação, enquanto os atores principais de “A Voz Suprema do Blues”, Viola Davis e Chadwick Boseman, receberam prêmios especiais pela dedicação à arte. Em um discurso emocionado, a mulher do falecido ator relembrou a sua luta por papeis significativos e enfatizou o seu legado, sendo um dos pontos altos da noite.

Infelizmente, “Bacurau”, que concorria na categoria Melhor Filme Internacional, não conquistou a desejada estatueta, sendo esta destinada a “Identifying Features”, colaboração entre México e Espanha.

Confira todos os premiados no Gotham Awards 2021

Melhor Filme: “Nomadland”

Melhor Filme (empate): “A Thousand Cuts” e “Time”

Melhor Filme Internacional: “Identifying Features”

Prêmio de Diretor Revelação: Andrew Patterson por “The Vast of Night”

Melhor Roteiro (empate): “The Forty-Year-Old-Version” e “Fourteen”

Melhor Ator: Riz Ahmed por “O Som do Silêncio”

Melhor Atriz: Nicole Beharie por “Miss Juneteenth”

Ator Revelação: Kingsley Ben-Adir por “Uma Noite em Miami”

Melhor Série de longo formato (40 minutos): “Watchmen”

Melhor Série de Curto Formato (menos de 40 minutos): “I May Destroy You”

Veja Também:

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo divulga premiados da 45ª edição

Durante duas semanas, aficionados pela sétima arte puderam conferir uma seleção de mais de 200 filmes de diversas nacionalidades e...

LEIA MAIS

Começa hoje em formato híbrido a 45ª Mostra Internacional de Cinema SP

A Mostra Internacional de Cinema SP realiza entre hoje, 21 de outubro, e o dia 03 de novembro de 2021...

LEIA MAIS

Marvel processa criadores para reter controle de seus personagens

A Marvel entrou com uma série de processos contra criadores de seus personagens mais famosos ou as fundações que cuidam...

LEIA MAIS