O Oscar 2022 chegou marcado por polêmicas, frutos da reformulação da premiação a fim de tentar recuperar índices de audiência. A promessa era uma cerimônia mais curta – com, no máximo, três horas – mas a extensão de discursos e segmentos especiais (homenagens e clipes) prejudicaram essa proposta. Mesmo longo e um pouco desequilibrado, o evento desse ano mostrou-se mais dinâmico e divertido.
Não houve nenhuma grande surpresa: “Duna” levou as categorias técnicas, “Encanto” a Melhor Animação, “Drive My Car” foi agraciado com a estatueta de Melhor Filme Internacional e os irmãos Billie Eilish e Finneas ganharam como Melhor Canção Original por “No Time to Die”, música-tema do último filme da saga 007.
O Oscar foi também histórico: Troy Kotsur tornou-se o primeiro ator surdo a ganhar uma estatueta por “No Ritmo do Coração”, seguindo os passos de sua colega de filme Marlee Matlin, que havia ganhado em 1987 por “Os Filhos do Silêncio”. Jane Campion, primeira mulher a concorrer duas vezes na categoria Melhor Direção, foi agraciada por seu trabalho em “O Ataque dos Cães”.
Infelizmente, entre segmentos musicais e presenças icônicas, como as do trio de “Pulp Fiction” (Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta), Francis Ford Coppola e Liza Minelli, outro momento marcou a 94ª edição dessa premiação. Em determinado momento, o comediante Chris Rock subiu ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Documentário e fez uma piada ofensiva sobre a alopecia de Jada Pinkett Smith, condição autoimune que a leva a não ter cabelos. Seu marido, Will Smith, levantou-se da cadeira, dirigiu-se até o palco e deu um soco em Rock, que quis contornar a situação, mas foi confrontado por um Will nervoso e berrante.
O momento, extremamente tóxico e triste, foi reverberado depois pelo próprio Smith, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por “King Richard – Criando Campeãs”. Em seu discurso, ele pediu desculpas a Academia (embora, em momento nenhum, tenha se desculpado ao comediante) e a família Williams, mais especificamente Venus e Serena, visto que ele admitiu que sua atitude jogou uma sombra sobre o momento de celebração das irmãs.
Além dele, Jessica Chastain ganhou sua primeira estatueta dourada pela atuação transformadora em “Os Olhos de Tammy Faye” e Ariana DeBose ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante após ter sido revelada no remake de “Amor, Sublime Amor”. Troy Kotsur, já citado, completa o quarteto por ter ganhado na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Seu filme, “No Ritmo do Coração”, vinha ganhando tração nas últimas competições e levou para casa o prêmio principal da noite, dando à Apple TV+ o status de primeiro streaming a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE VENCEDORES
MELHOR FILME
Belfast
No Ritmo do Coração
Não Olhe Para Cima
Drive My CAr
Duna
King Richard – Criando Campeãs
Licorice Pizza
O Beco do Pesadelo
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
MELHOR DIRETOR
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
Kenneth Branagh, por “Belfast”
Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
Steven Spielberg, por “Amor, Sublime Amor”
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”
Olivia Colman, por “A Filha Perdida”
Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”
Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”
Kristen Stewart, por “Spencer”
MELHOR ATOR
Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”
Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
Andrew Garfield, por “Tick, Tick…Boom!”
Will Smith, por “King Richard – Criando Campeãs”
Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
Judi Dench, por “Belfast”
Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”
Aunjanue Ellis, por “King Richard – Criando Campeãs”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hind, por “Belfast”
Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
J.K. Simmons, por “Apresentando os Ricardos”
Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”
MELHOR FIGURINO
Cruella
Cyrano
Duna
O Beco do Pesadelo
Amor, Sublime Amor
MELHOR SOM
Belfast
Duna
007 – Sem Tempo Para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Não Olhe Para Cima
Duna
Encanto
Mães Paralelas
Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
No Ritmo do Coração
Drive My Car
Duna
A Filha Perdida
Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Belfast
Não Olhe Para Cima
King Richard – Criando Campeãs
Licorice Pizza
A Pior Pessoa do Mundo
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO
Affairs of the Art
Bestia
Boxballet
Robin Robin
The Windshield Wiper
MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION
Ala Kachuu – Take and Run
The Dress
The Long Goodbye
On My Mind
Please Hold
MELHOR EDIÇÃO
Não Olhe Para Cima
Duna
King Richard – Criando Campeãs
Ataque dos Cães
Tick, Tick…Boom!
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Um Príncipe em Nova York 2
Cruella
Duna
Os Olhos de Tammy Faye
Casa Gucci
MELHOR ANIMAÇÃO
Encanto
Fuga
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o Último Dragão
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Ascension
Attica
Fuga
Summer of Soul (….ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)
Writing With Fire
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Três Canções Para Benazir
When We Were Bullies
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Be Alive”, de “King Richard – Criando Campeãs”
“Dos Oruguitas”, de “Encanto”
“Down to Joy”, de “Belfast”
“No Time to Die”, de “007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Somehow You Do”, de “Four Good Days”
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA (CINEMATOGRAFIA)
Duna
O Beco do Pesadelo
Ataque dos Cães
A Tragédia de Macbeth
Amor, Sublime Amor
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Drive My Car (Japão)
Fuga (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Duna
O Beco do Pesadelo
Ataque dos Cães
A Tragédia de Macbeth
Amor, Sublime Amor