Por Melissa Vassalli
Lançado em meados de 2017, “Sem Perdão” conta a jornada de Jacob (Nikolaj Coster-Waldau), um pai de família dedicado e amoroso que, após envolver-se em um acidente, é condenado à prisão. Encarcerado ao lado dos criminosos mais perigosos do país, ele se une a uma gangue local em troca de proteção e, a partir daí, acompanhamos a sua transformação no gângster Money. O filme começa com a sua saída da prisão, e através de três linhas temporais distintas, conhecemos seu passado, sua trajetória no cárcere e os dias seguintes após sua libertação. Mesmo fora, Jacob ainda é obrigado a trabalhar para os bandidos e precisa aplicar um golpe em um grupo rival.
A opção narrativa, embora mais complexa, mostra-se eficiente, sobretudo por conta do trabalho de ambientação, fotografia e, em especial, a caracterização do personagem principal: somados, esses elementos contribuem para nos localizarmos na história. A discussão mais interessante apresentada pelo filme é sobre a ineficiência do sistema carcerário na recuperação dos internos. Apesar de ter cometido um erro grave, a pena do protagonista era curta, mas, uma vez dentro da prisão, ele se envolve em outros crimes, até chegar num ponto em que já não era mais possível retornar à sua antiga vida – e, apesar de todas as diferenças entre o sistema penitenciário norte-americano e o brasileiro, essa é uma reflexão que nos é muito cara.
Por outro lado, a obra falha na pressa de mostrar a metamorfose do personagem. Seu arco de transformação poderia ser mais crível, caso houvesse maior hesitação de sua parte – principalmente porque a sua essência não muda, ainda que internalize todos os códigos de conduta da prisão e mude suas ações para se adaptar. Mesmo diante dos problemas narrativos, os atores desempenham muito bem seus papéis, sobretudo Nikolaj Coster-Waldau, que sabe alternar entre o pai sorridente e o gângster violento e brutal.
A jornada do personagem se torna mais interessante no ato final, quando ele passa a realizar maiores questionamentos sobre as condutas esperadas, dando ao filme um novo fôlego: a falta de perspectiva leva-o a manipular as regras para poder escolher o seu destino. Nesse momento, “Sem Perdão” não tem pudor em mostrar as situações mais humilhantes as quais Jacob se submete para sobreviver e elas serão a principal arma dele para o seu golpe final.
Pôster
Ficha Técnica
Ano: 2017
Duração: 120 min
Gênero: Drama
Diretor: Ric Roman Waugh
Elenco: Nikolaj Coster-Waldau, Omari Hardwick, Lake Bell, Jon Bernthal
Trailer:
Imagens: