Dentre os cineastas do movimento conhecido como Nova Hollywood, Martin Scorsese talvez seja o mais prolífico, diverso e engajado nos problemas audiovisuais, seja no âmbito da preservação das películas antigas, seja pelo estudo de novas linguagens e meios.

Sua influência transpõe barreiras e gerações. Por obras como “Cassino”, “Os Bons Companheiros”, “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, tornou-se referência para outros profissionais da área, além de milhares de cinéfilos. Por isso, foi escolhido para ser o novo homenageado com uma mostra especial que carrega apenas o seu sobrenome, “Scorsese”.

Entre os dias 06 de fevereiro a 04 de março, o CCBB-SP exibirá sua ampla filmografia, incluindo curtas inéditos no Brasil, quatro documentários e vinte e cinco longas de ficção. Entre as obras, estão a sua estreia no cinema, “Quem Bate à Minha Porta?”, “O Aviador”, “Gangues de Nova York”, “A Cor do Dinheiro” e “Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano”.

Algumas dessas sessões serão gratuitas. Além das exibições, um curso sobre o diretor, com duração de seis horas divididas em três dias (13 a 15/02) será dado pelo crítico Paulo Santos Lima, que também sediará um debate ao lado de Neusa Barbosa e José de Aguiar, programado para o dia 20/02.

Os cinéfilos paulistanos que não puderem ir em alguma sessão poderão ainda ver os filmes na repescagem planejada pelo Cinesesc, que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de fevereiro.

Maiores informações sobre a programação estão disponíveis no site do CCBB.

Veja Também:

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo divulga premiados da 45ª edição

Durante duas semanas, aficionados pela sétima arte puderam conferir uma seleção de mais de 200 filmes de diversas nacionalidades e...

LEIA MAIS

Começa hoje em formato híbrido a 45ª Mostra Internacional de Cinema SP

A Mostra Internacional de Cinema SP realiza entre hoje, 21 de outubro, e o dia 03 de novembro de 2021...

LEIA MAIS

Marvel processa criadores para reter controle de seus personagens

A Marvel entrou com uma série de processos contra criadores de seus personagens mais famosos ou as fundações que cuidam...

LEIA MAIS