Dentre os cineastas do movimento conhecido como Nova Hollywood, Martin Scorsese talvez seja o mais prolífico, diverso e engajado nos problemas audiovisuais, seja no âmbito da preservação das películas antigas, seja pelo estudo de novas linguagens e meios.

Sua influência transpõe barreiras e gerações. Por obras como “Cassino”, “Os Bons Companheiros”, “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, tornou-se referência para outros profissionais da área, além de milhares de cinéfilos. Por isso, foi escolhido para ser o novo homenageado com uma mostra especial que carrega apenas o seu sobrenome, “Scorsese”.

Entre os dias 06 de fevereiro a 04 de março, o CCBB-SP exibirá sua ampla filmografia, incluindo curtas inéditos no Brasil, quatro documentários e vinte e cinco longas de ficção. Entre as obras, estão a sua estreia no cinema, “Quem Bate à Minha Porta?”, “O Aviador”, “Gangues de Nova York”, “A Cor do Dinheiro” e “Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano”.

Algumas dessas sessões serão gratuitas. Além das exibições, um curso sobre o diretor, com duração de seis horas divididas em três dias (13 a 15/02) será dado pelo crítico Paulo Santos Lima, que também sediará um debate ao lado de Neusa Barbosa e José de Aguiar, programado para o dia 20/02.

Os cinéfilos paulistanos que não puderem ir em alguma sessão poderão ainda ver os filmes na repescagem planejada pelo Cinesesc, que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de fevereiro.

Maiores informações sobre a programação estão disponíveis no site do CCBB.

Veja Também:

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022; confira a lista completa

O Oscar 2022 chegou marcado por polêmicas, frutos da reformulação da premiação a fim de tentar recuperar índices de audiência....

LEIA MAIS

Como o som de “Duna” foi feito

Ao assistirmos um filme, nem imaginamos o gigantesco trabalho de inúmeros profissionais para construir um arcabouço imagético e sonoro que...

LEIA MAIS

Ataque dos Cães e Belfast conquistam prêmios principais do Bafta 2022

Após a realização de uma edição totalmente virtual em 2021, o Bafta, maior premiação de cinema do Reino Unido, retornou...

LEIA MAIS