Ao longo de cinquenta anos de carreira, Mike Leigh firmou seu nome no panteão cinematográfico ao retratar os problemas sociais em produções como “O Segredo de Vera Drake” (2004), “Segredos e Mentiras” (1995) e “Agora ou Nunca” (2002).
Seu olhar penetrante, favorecendo uma camada menos favorecida, é provocador e relevante, e descende de uma linhagem de diretores britânicos conectados pela proposta de retratar sonhos e dificuldades de pessoas sem muita mobilidade social, como Stephen Frears e Ken Loach.
Por meio da mostra “O Realismo Social no Cinema de Mike Leigh”, a sede do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro se propõe a homenageá-lo. Serão exibidos 24 filmes (três curtas e vinte e um longas) em diferentes formatos – 35mm, blu-ray e DVD – em sessões entre os dias 05 a 22 de dezembro.
Adicionalmente, no dia 17/12, haverá a masterclass “A mise-en-scène de Mike Leigh e a construção do realismo social”, ministrada pelo professor João Luiz Vieira, além de dois debates especiais, que ocorrerão nos dias 12 e 19 de dezembro.
Mais informações sobre a programação da Mostra “O Realismo Social no Cinema de Mike Leigh” podem ser obtidas através do site do CCBB.