A Variety divulgou que o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o diretor de fotografia John Bailey, está sendo investigado por assédio sexual. A decisão do comitê de averiguar sua conduta passada veio após a entrega formal de quatro denúncias na última quarta-feira, dia 14 de março.

Maiores detalhes sobre estas estão sendo mantidos em segredo e, em nota, a Academia reafirmou seu compromisso em prezar por um ambiente ético de trabalho e, assim, conduzir uma investigação, mas se negou a fornecer quaisquer detalhes até delinear uma conclusão.

Bailey foi eleito em 2017 após quatro anos de mandato de Cheryl Isaac Boones e foi recebido com certo ceticismo por seu perfil mais conservador. No entanto, mostrou-se a favor de punições para membros que transgredissem condutas apropriadas no trabalho e liderou a expulsão de Harvey Weinstein em outubro, dez dias depois da publicação que trouxe à tona seu histórico de abuso.

Por conta desse incidente, a Academia aprovou em dezembro um código de conduta mais rigoroso, que tipifica o assédio e promete expulsão de membros que o tenham comprovadamente cometido.

 

John Bailey tem 75 anos e é conhecido por trabalhos como “Feitiço do Tempo” e “Melhor É Impossível”.

 

[UPDATE]: Em nota, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou que, na verdade, apenas uma denúncia foi feita contra John Bailey, e não quatro, conforme anunciado na mídia.

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS