Aos 89 anos, morreu Isao Takahata, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho no campo da animação. Ele começou sua carreira em 1959 no estúdio Toei, onde conheceu seu colaborador de muitas décadas, Hayao Miyazaki.

Juntos, em 1985, fundaram o estúdio de animação Studio Ghibli, que proporcionou filmes belíssimos, complexos e tocantes ao longo da sua existência. Entre os inúmeros projetos como produtor, destacou-se na direção de filmes como “O Túmulo dos Vagalumes” e “O Conto da Princesa Kaguya”, tidos como clássicos para os amantes do gênero.

 

 

 

Sua relação com Miyazaki era constantemente descrita na imprensa como um misto de amizade e rivalidade, dada a competição natural por superar o outro em termos de qualidade técnica.

Takahata deixou sua marca no mundo do cinema com um incrível legado, que reflete o seu talento.

 

Veja Também:

Oppenheimer ganha sete categorias e confirma favoritismo no Oscar

Neste domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou os melhores profissionais do cinema mundial em cerimônia televisionada...

LEIA MAIS

Oppenheimer domina indicações ao Oscar 2024; confira lista completa

Foram anunciados nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados a 96ª edição do Oscar. A prestigiada premiação é tida como...

LEIA MAIS

Oppenheimer e Succession dominam Globo de Ouro 2024

O Globo de Ouro abriu a nova temporada de premiações em evento televisionado na cidade de Los Angeles. Em um...

LEIA MAIS