A tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anunciou que, por conta da pandemia do Coronavírus, optou por realizar a sua 44ª edição de forma inteiramente virtual. Cabe a contextualização que o país oscila regionalmente em relação ao controle dos índices de contaminação e a cidade de São Paulo, embora teoricamente liberada dentro dos parâmetros traçados para a reabertura, seguirá com os espaços fechados por conta de recomendação da Vigilância Sanitária.

A Mostra adequou-se à situação e seguiu o modelo já adotado por outros festivais nacionais, como o Festival Varilux de Cinema Francês, a Mostra Ecofalante e o Festival de Gramado, que ocorrerá em meados de setembro.

Os 150 filmes selecionados dos mais diversos países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, China, EUA, entre outros) serão disponibilizados em uma plataforma de streaming exclusiva realizada em parceria com a empresa Festival Scope/Shift72. A Mostra terá também projeções no drive-in Petra Belas Artes e títulos gratuitos disponíveis nas plataformas do Cinesesc e da Spcine. Master Class, webnares e lives com profissionais da área também estão previstos pelo evento.

Todo ano, os organizadores da Mostra escolhem um artista para desenvolver um pôster especial –  Martin Scorsese, Os Gêmeos, Ai Weiwei e Nina Pandolfo  foram alguns destes nomes – e na 44ª edição este ficará a cargo do chinês Jia Zhang-Ke, cineasta que já foi homenageado em edição passada com retrospectiva da sua carreira e o lançamento de um documentário que refletia sobre sua obra, codirigido por Walter Salles e Jean-Michel Frodon.

Já o Prêmio Humanidade, dedicado a grandes nomes do cinema pelas contribuições culturais nos seus respectivos países, neste ano será destinado aos funcionários da Cinemateca, que se encontram em estado desolador após mais de um ano sem receberem salário devido ao processo de desmonte do instituto pelo Governo Federal.

A 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em SP ocorrerá entre os dias 22 de outubro a 04 de novembro de 2020 e os ingressos das sessões via streaming custarão R$ 6,00 cada. Maiores informações sobre títulos e programação ainda deverão ser liberadas pelos organizadores.

Veja Também:

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022; confira a lista completa

O Oscar 2022 chegou marcado por polêmicas, frutos da reformulação da premiação a fim de tentar recuperar índices de audiência....

LEIA MAIS

Como o som de “Duna” foi feito

Ao assistirmos um filme, nem imaginamos o gigantesco trabalho de inúmeros profissionais para construir um arcabouço imagético e sonoro que...

LEIA MAIS

Ataque dos Cães e Belfast conquistam prêmios principais do Bafta 2022

Após a realização de uma edição totalmente virtual em 2021, o Bafta, maior premiação de cinema do Reino Unido, retornou...

LEIA MAIS