Os fãs da saga Star Wars foram agraciados hoje com a divulgação do primeiro teaser trailer de “Rogue One: a Star Wars Story” e, pelo mostrado, eles podem esperar uma personagem feminina tão forte quanto a Rey, de “Star Wars: O Despertar da Força”.
O filme de Gareth Edwards (“Godzilla”) tem uma difícil tarefa nas mãos, já que precisa estabelecer uma narrativa que convença e agrade as expectativas da sua base de fãs em uma história não pautada nos irmãos Skywalkers ou em na força Jedi.
A possível carência foi suprida pela exploração de outros aspectos familiares, evidentes no trailer: a Estrela da Morte, os uniformes dos rebeldes e stormtroppers (que ganhou uma variação na cor preta), o retorno de Mon Mothma (Genevieve O’Reilly), entre outras referências ao universo.
Não obstante, há também o problema da expectativa, visto que “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” já comeca com o sucesso da missão dos rebeldes. Assim, o roteiro deverá inevitavelmente trabalhar contra o esperado pelo espectador para lhe dar uma experiência satisfatória.
Para isso, deve focar suas atenções no grupo de pessoas que se reúnem em torno do objetivo em comum, explorando as dualidades dos personagens, como indica o trailer pela apresentação da protagonista Jyn (Felicity Jones) como “desleixada, agressiva e indisciplinada”. Ademais, o fato do conflito pautar-se em torno da obtenção dos planos da Estrela da Morte configura “Rogue One” essencialmente como um filme de roubo espacial. De fato, o seu tom parece diferir dos demais filmes da saga por ser mais sombrio e carregado na ação.
Como de costume, a Disney optou até o momento em aumentar e expectativa através do suspense, não revelando detalhes dos papéis de Diego Luna, Riz Ahmed e Mads Mikkelsen.
Sobre os demais, descobrimos pelo trailer que Donnie Yen interpretará um homem cego que usa o domínio das artes marciais para lutar contra o Império e Forest Whitaker, pelo andar calejado e palavras proféticas, parece atuar como uma espécie de sábio. Já Ben Mendelsohn interpretará um inimigo dos rebeldes, possivelmente um almirante, mas seria ele o principal inimigo dos rebeldes?
A falta de informações abre espaço para teorias especulatórias e a mais recente afirma que Jyn é mãe de Rey, o que seria cabível cronologicamente mas pouco contribuiria para a intenção de expandir o universo e explorar outras dimensões.
Garantido mesmo é que somente descobriremos de fato sobre “Rogue One: A Star Wars Story” na sua estreia marcada para o dia 15 de dezembro de 2016.
Assista ao teaser trailer abaixo: