O anúncio dos indicados ao Globo de Ouro 2019 dá o pontapé à temporada de premiações americanas do mundo do cinema e, como toda lista, impressiona pela inclusão de alguns filmes em detrimento de outros.

Há meses, os grandes estúdios estão dispondo suas principais apostas em festivais renomados, além de sediar apresentações especiais de seus filmes, com direito a debates e aparições promocionais das estrelas hollywoodianas. A estratégia parece ter funcionado para a Warner, que conseguiu dez indicações, sendo cinco de “Nasce Uma Estrela”. No entanto, Sam Elliot foi deixado de fora da categoria Melhor Ator Coadjuvante.

A renomada produtora Fox Searchlight (recém-adquirida pela Disney) conseguiu o mesmo número de indicações por “A Favorita”, incluindo as três atrizes principais (Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone), mas o prestigiado grego Yorgos Lanthimos foi deixado de fora da lista de Melhor Diretor, o que causou surpresa em muitos.

Alguns filmes que receberam boas críticas e vinham sendo cotados, como “As Viúvas” e “Oitava Série”, foram deixados de fora da competição – este último apenas presente na categoria Melhor Atriz de Comédia (Elsie Fisher). “O Primeiro Homem”, novo filme de Damien Chazelle (“La La Land”) e “O Favorito”, de Jason Reitman, também não foram considerados. Esperava-se a indicação de Hugh Jackman como ator dramático por sua personificação do político Gary Hart, que não se concretizou.

Hugh Jackman como Gary Hart em “O Favorito”

Dentre os filmes esnobados, o que mais impressionou foi “First Reformed”, aclamado no circuito independente e que acabou de ser agraciado pelo prêmio especial dos críticos nova-iorquinos – mas que não conquistou nenhuma indicação no Globo de Ouro. Porém, considerando a discrepância entre o corpo de votantes desta e das demais premiações, ainda não se pode descartar o nome de Ethan Hawke como possível indicado a Melhor Ator do Oscar.

Chama a atenção também a ausência de “O Retorno de Mary Poppins” em Melhor Canção Original, já que o filme inteiro dispõe de músicas inéditas, feitas pelo queridinho Lin-Manuel Miranda. Ele, no entanto, concorre como Melhor Ator de Filme – Comédia ou Musical, categoria que abarca Emily Blunt na seleção feminina pela mesma obra.

“Roma”foi apenas considerado como Melhor Filme Estrangeiro (por determinações da HFPA), categoria que ignorou “Sunset”, novo filme de Lazslo Némes (ganhador do Oscar por seu longa anterior, “O Filho de Saul”) e “Guerra Fria”, de Pawel Palinowski, que tem investido massivamente em propaganda para as premiações.

A maior surpresa ficou por conta de “Vice”, de Adam Mckay, que explora a relação entre George W. Bush e seu vice, Dick Cheney, considerado para as categorias cômicas. O Globo de Ouro é conhecido por certas “fraudes de categoria” e já ofereceu bizarrices como a consagração de “Perdido em Marte” como Melhor Filme de Comédia. Ainda nas categorias cômicas, uma grata surpresa foi a consideração de Charlize Theron, concorrendo como Melhor Atriz por “Tully”.

Segurança em Jogo

No campo da televisão, surpreendeu a indicação de Billy Porter por seu trabalho em“Pose”, de Ryan Murphy. “Segurança em Jogo”, embora bem avaliada, não tinha muita projeção, mas conseguiu ser indicada em duas categorias, Melhor Série Dramática e Melhor Ator Dramático (Richard Madden, o Rob de “Game of Thrones”).

Séries conceituadas, indicadas em anos anteriores, como “Westworld”, “This is Us” e “Atlanta” ficaram de fora dos prêmios principais. A novata “A Maldição da Casa Hill”, sucesso da Netflix, também não foi considerada, assim com a primeira investida da plataforma de streaming no formato de minisséries, “Maniac”.

“GLOW” só conseguiu uma indicação (Alison Brie, Melhor Atriz em Série de Comédia) e “Sharp Objects”, da HBO, foi indicada como Melhor Minissérie e Melhor Atriz de Minissérie (Amy Adams, também indicada por “Vice”), mas deixou de fora as coadjuvantes Eliza Scanlen e Patricia Clarkson.

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro ocorrerá em 06 de janeiro. A lista completa de indicados pode ser acessada clicando aqui.

Veja Também:

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022; confira a lista completa

O Oscar 2022 chegou marcado por polêmicas, frutos da reformulação da premiação a fim de tentar recuperar índices de audiência....

LEIA MAIS

Como o som de “Duna” foi feito

Ao assistirmos um filme, nem imaginamos o gigantesco trabalho de inúmeros profissionais para construir um arcabouço imagético e sonoro que...

LEIA MAIS

Ataque dos Cães e Belfast conquistam prêmios principais do Bafta 2022

Após a realização de uma edição totalmente virtual em 2021, o Bafta, maior premiação de cinema do Reino Unido, retornou...

LEIA MAIS