Maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo, O Instituto Smithsonian é extremamente respeitado pela busca por acompanham inovações na ciência, aviação e empreitadas espaciais, além de se dedicar a oferecer um novo olhar sobre fatos históricos. Este compromisso levou a organização a abrir um canal de entretenimento nos Estados Unidos em 2007, focado na produção de programas de não-ficção.

Hoje, está presente em 37 países e territórios e finalmente chegará ao Brasil nesta sexta-feira, 26 de abril. O anúncio foi feito na Rio 2C, com presença do vice-presidente de conteúdo do canal e de uma representante do Grupo Bandeirantes, que coordenará a grade de programação e será responsável pelo gerenciamento das operações logísticas.

Durante a apresentação, eles frisaram o diferencial deste canal, que une a precisão dos fatos – checados por um grupo de cientistas e especialistas – com o entretenimento. Ao conciliar ambos os lados, o canal se propõe a engajar emocionalmente o espectador ao mesmo tempo em que apresenta um novo olhar sobre temas relevantes.

Este proposito foi exemplificado com duas anedotas: a primeira concerne à descoberta, após exumação do corpo de George Washington, de que sua estrutura física se assemelhava a de uma mulher, levantando as questões da sua sexualidade e papel social. A segunda relata os esforços da equipe criativa, que acompanhou a pesquisa que culminou na captação pela primeira vez do buraco negro – e, consequentemente, na filmagem deste momento histórico, que irá ao ar em breve.

O Smithsonian busca integrar conteúdos brasileiros na sua grade de programação e, por isso, encomendou ao Canal Azul a produção de dois programas sobre o Pantanal, que serão exibidos na estreia do canal: “Jaguarland” e “Brazil’s Emerald Oasis”. Busca-se a expansão de mais conteúdos do tipo e, para isso, foram oferecidas dicas para produtores durante o evento: o material submetido à curadoria do canal deve ser filmado em 4K, com som surround 5.1 e fornecer um olhar tipicamente brasileiro, seja no tema ou abordagem. Além disso, deve saber combinar os elementos emocionais e científicos já descritos. Quanto ao formato, buscam-se programas de uma hora ou seriais sobre um assunto relevante.

O Smithsonian Channel integrará a grade da NET (canal 590) e será disponibilizado gratuitamente durante o primeiro mês.

Veja Também:

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo divulga premiados da 45ª edição

Durante duas semanas, aficionados pela sétima arte puderam conferir uma seleção de mais de 200 filmes de diversas nacionalidades e...

LEIA MAIS

Começa hoje em formato híbrido a 45ª Mostra Internacional de Cinema SP

A Mostra Internacional de Cinema SP realiza entre hoje, 21 de outubro, e o dia 03 de novembro de 2021...

LEIA MAIS

Marvel processa criadores para reter controle de seus personagens

A Marvel entrou com uma série de processos contra criadores de seus personagens mais famosos ou as fundações que cuidam...

LEIA MAIS