Maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo, O Instituto Smithsonian é extremamente respeitado pela busca por acompanham inovações na ciência, aviação e empreitadas espaciais, além de se dedicar a oferecer um novo olhar sobre fatos históricos. Este compromisso levou a organização a abrir um canal de entretenimento nos Estados Unidos em 2007, focado na produção de programas de não-ficção.

Hoje, está presente em 37 países e territórios e finalmente chegará ao Brasil nesta sexta-feira, 26 de abril. O anúncio foi feito na Rio 2C, com presença do vice-presidente de conteúdo do canal e de uma representante do Grupo Bandeirantes, que coordenará a grade de programação e será responsável pelo gerenciamento das operações logísticas.

Durante a apresentação, eles frisaram o diferencial deste canal, que une a precisão dos fatos – checados por um grupo de cientistas e especialistas – com o entretenimento. Ao conciliar ambos os lados, o canal se propõe a engajar emocionalmente o espectador ao mesmo tempo em que apresenta um novo olhar sobre temas relevantes.

Este proposito foi exemplificado com duas anedotas: a primeira concerne à descoberta, após exumação do corpo de George Washington, de que sua estrutura física se assemelhava a de uma mulher, levantando as questões da sua sexualidade e papel social. A segunda relata os esforços da equipe criativa, que acompanhou a pesquisa que culminou na captação pela primeira vez do buraco negro – e, consequentemente, na filmagem deste momento histórico, que irá ao ar em breve.

O Smithsonian busca integrar conteúdos brasileiros na sua grade de programação e, por isso, encomendou ao Canal Azul a produção de dois programas sobre o Pantanal, que serão exibidos na estreia do canal: “Jaguarland” e “Brazil’s Emerald Oasis”. Busca-se a expansão de mais conteúdos do tipo e, para isso, foram oferecidas dicas para produtores durante o evento: o material submetido à curadoria do canal deve ser filmado em 4K, com som surround 5.1 e fornecer um olhar tipicamente brasileiro, seja no tema ou abordagem. Além disso, deve saber combinar os elementos emocionais e científicos já descritos. Quanto ao formato, buscam-se programas de uma hora ou seriais sobre um assunto relevante.

O Smithsonian Channel integrará a grade da NET (canal 590) e será disponibilizado gratuitamente durante o primeiro mês.

Veja Também:

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022; confira a lista completa

O Oscar 2022 chegou marcado por polêmicas, frutos da reformulação da premiação a fim de tentar recuperar índices de audiência....

LEIA MAIS

Como o som de “Duna” foi feito

Ao assistirmos um filme, nem imaginamos o gigantesco trabalho de inúmeros profissionais para construir um arcabouço imagético e sonoro que...

LEIA MAIS

Ataque dos Cães e Belfast conquistam prêmios principais do Bafta 2022

Após a realização de uma edição totalmente virtual em 2021, o Bafta, maior premiação de cinema do Reino Unido, retornou...

LEIA MAIS