O professor universitário Nathan Abrams revelou ao jornal inglês The Guardian que encontrou um roteiro considerado perdido de Stanley Kubrick enquanto pesquisava sobre a vida do cineasta, escolhido como tema de estudo de seu mais novo livro.
Após o sucesso de “O Grande Golpe”, sabe-se que o diretor se interessou em adaptar “Segredo Queimado”, livro lançado por Stefan Zweig em 1911. Na história, um homem, de férias e hospedado em um resort, torna-se amigo de um garoto de 10 anos para aproximar-se de sua mãe. Não se sabe ao certo o porquê de o projeto não ter ido para a frente e, até então, especulava-se o quanto havia sido desenvolvido pelo diretor.
Eis que a descoberta de “Burning Secret”, co-escrito por Kubrick e Calder Willingham (com quem colaborou em “Glória Feita de Sangue”), ajudou a esclarecer mais sobre a questão. Segundo o professor, o roteiro encontra-se praticamente finalizado; de fato, poderia ser filmado do jeito que está. O documento estaria nas mãos do filho de um antigo colaborador de Kubrick (que decidiu permanecer anônimo) e possui o carimbo da MGM, datado de 24 de outubro de 1956, o que também revela o interesse do estúdio em filmá-lo.
Ainda que dificilmente seja publicado na íntegra, o roteiro é mais um fragmento do processo criativo de um dos maiores diretores do cinema e, por isso, sua descoberta é, sem dúvida, relevante. Ainda que não tenha ido adiante nas mãos de Kubrick, o projeto ganhou a atenção de seu assistente na época, Andrew Birkin, que fez sua versão para o cinema em 1988.