Por Melissa Vassali

 

Imagine que você leva uma vida pacata com seu marido e filho. Ajuda a administrar os negócios da família, gosta de planejar o seu final de semana e, ainda que algumas coisas te incomodem, tudo segue dentro da normalidade. Até que um dia você se descontrola e ataca um estranho a facadas, até a morte. Você não sabe porque agiu dessa forma, mas não tem como fugir do que fez.

Essa é a história de Cora, protagonista da primeira temporada de “The Sinner”. A série, produzida e protagonizada por Jessica Biel, foi baseada em um romance homônimo da autora Petra Hammesfahr. Ao longo dos oito episódios em que a narrativa é dividida, acompanhamos a investigação feita pelo detetive Harry Ambrose (Bill Pullman), uma das únicas pessoas que acredita que a mulher teve uma motivação maior para cometer o assassinato.

 

 

A trama já começa de forma surpreendente. O crime acontece na praia, à luz do dia, num dos cenários mais improváveis para a situação. Uma de suas principais qualidades é o roteiro, que aos poucos nos revela detalhes sobre o passado da protagonista, mudando a percepção sobre ela diversas vezes. Mas isso é feito de forma coerente e no final percebemos que tudo se encaixa; nenhuma solução é criada apenas para enganar os espectadores.

Muitos mistérios permeiam os acontecimentos e vidas envolvidas na tragédia e a investigação pode terminar em uma encruzilhada. Embora Ambrose esteja disposto a ajudar Cora, não sabemos se o que ele vai descobrir será capaz de inocentá-la, ou se irá incriminá-la ainda mais. Bill Pullman e Jessica Biel entregam o que seus personagens exigem. O próprio detetive é tão complexo quanto a mulher que ele busca compreender, e é daí que vem a sua empatia por ela, ainda que nem todos os pormenores da história dele venham à tona.

 

 

A direção da série se sobressai pela forma como trabalha com questões sensoriais. No processo de reconstituição de memórias da protagonista, os sons, objetos e fragmentos de imagens são de extrema importância. Na cena do assassinato, por exemplo, antes de atacar o jovem Frankie Belmont (Eric Todd), ela demonstra uma necessidade de isolamento, um prenúncio de que as coisas não estão bem. Então, caminha para o mar e a água abafa o som da praia. Quando retorna para a areia, os barulhos também retornam – e é a música que Frankie e seus amigos escutam que serve de gatilho para desestabilizar Cora.

Na sequência, as cores vibrantes da praia são substituídas pelos tons frios da delegacia. Acompanhada por uma policial, a personagem toma banho para limpar o sangue em seu corpo. A água novamente é utilizada como forma de isolamento, e quando aparece o primeiro flashback da sua infância, sua mãe, extremamente abusiva e religiosa, a culpa pela irmã ter nascido doente.

Sinner é a palavra em inglês para pecador. Cora foi obrigada a assumir esse papel desde criança e se tornou permissiva em diversas situações que a desagradavam. Essa é a lembrança mais antiga que ela tem de si mesma, e por isso cabe destacar essa sequência, mas a forma como tudo isso se relaciona no desfecho da série não é nada previsível.

Quem gosta de suspense e investigação irá se surpreender com “The Sinner”, que foi inicialmente planejada como uma minissérie, mas, diante da boa recepção, foi renovada para mais uma temporada – e com a história de Cora já finalizada, retorna agora em formato de antologia, onde o detetive Ambrose será designado a um novo caso, que possivelmente revelará mais sobre ele também.

 

Pôster

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

 

Ano: 2017

Duração: 42 min

Gênero: Drama, suspense

Diretor: Antonio Campos, Tucker Gates, Brad Anderson, Cherien Dabis, Jody Lee Lipes

Elenco: Jessica Biel, Bill Pullman, Christopher Abbott, Dohn Norwood, Eric Todd

 

Trailer:

 

 

Imagens:

Veja Também:

O Lado Sombrio da TV Infantil

Por Luciana Ramos   Quem foi criança nos anos 90 e 2000 lembra do profundo impacto da Nickelodeon na programação...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Segunda Temporada

Por Luciana Ramos   “Depois da Festa” foi concebida por Christopher Miller como uma brincadeira estilística que usa um crime...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Primeira Temporada

Por Luciana Ramos Histórias misteriosas sempre tiveram apelo, já que se apresentam como grandes quebra-cabeças para serem montados, revisados e...

LEIA MAIS