Com o passar dos anos, a mostra Um Certo Olhar foi ganhando importância no Festival de Cannes, passando a contemplar obras autorais dos mais diversos países. O Brasil, após ganhar no ano passado o prêmio do Júri por “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, acaba de ser contemplado, pela primeira vez, como melhor filme da principal competição paralela de Cannes. O longa “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, adaptado do romance de Martha Batalha, foi escolhido entre uma ampla seleção de longas. Ambientado nos anos 50, ele conta a jornada de duas irmãs que veem suas vidas tolhidas pelo machismo.

Ao agradecer, o diretor Karim Aïnouz dedicou o prêmio às mulheres e ressaltou a importância da cultura:  “Antes de qualquer coisa, é importante que este prêmio possa incentivar o futuro do cinema brasileiro, a diversidade da nossa cultura para que tenhamos um Brasil melhor do que estamos vivendo agora. Queria dedicar especialmente para a minha amada Fernanda Montenegro, para todas as atrizes do filme e para todas as mulheres do mundo.”

Carol Duarte e Júlia Sotckler comemoram vitória

O filme conta com grande elenco, composto por Carol Duarte, Júlia Stockler, Gregório Duvivier, Nikolas Antunes e Fernanda Montenegro (participação especial), e possui previsão de lançamento para novembro de 2019. Este é um dos três títulos apresentados no festival pelo produtor brasileiro Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features. Também apresentado na mostra Um Certo Olhar, “Port Authority” foi elogiado por dar visibilidade à cena queer de Nova York, marcando a presença da primeira atriz trans negra no tapete de Cannes. Já o terror “The Lighthouse”, de Robert Eggers (“A Bruxa”) foi extremamente aplaudido após sessão, sendo indicado por alguns veículos internacionais de imprensa como o melhor filme da competição oficial.

Veja Também:

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo divulga premiados da 45ª edição

Durante duas semanas, aficionados pela sétima arte puderam conferir uma seleção de mais de 200 filmes de diversas nacionalidades e...

LEIA MAIS

Começa hoje em formato híbrido a 45ª Mostra Internacional de Cinema SP

A Mostra Internacional de Cinema SP realiza entre hoje, 21 de outubro, e o dia 03 de novembro de 2021...

LEIA MAIS

Marvel processa criadores para reter controle de seus personagens

A Marvel entrou com uma série de processos contra criadores de seus personagens mais famosos ou as fundações que cuidam...

LEIA MAIS