Por Luciana Ramos

 

Aos 18 anos, Madison Hamburg teve a vida radicalmente mudada ao ter sua mãe brutalmente assassinada no quintal da própria casa. A quantidade de facadas e o fato de seu corpo ter sido encoberto indicavam passionalidade e, portanto, apontavam a execução para alguém bem próximo à Barbara Hamburg. Mas quem poderia ter cometido o crime?

Madison repetiu incessantemente a pergunta durante três anos até ter uma epifania, seguida de uma decisão: para saber quem a matou, ele deveria conhecê-la a fundo. O afastamento natural da adolescência foi acentuado por seu comportamento errático de modo que ele acreditava nunca ter superado o “complexo de super-herói” (suas palavras) que moldam a visão que os filhos possuem dos pais na infância. Assim, para desvendar o caso ele teria que mergulhar fundo na vida da sua mãe de um modo que nunca imaginou…sem saber o que iria encontrar. Para isso, optou pela produção de um documentário como ferramenta.

Ao coletar material – imagens de arquivo, entrevistas, pistas, reconstituições – e compila-lo em vídeo, ele poderia se organizar melhor e ter mais acesso à sua família, que concordou em escancarar todos os seus podres em frente às câmeras. Em última instância, poderia prestar uma homenagem à Barbara, uma celebração de quem ela foi em vida. Durante sete anos, o diretor, junto à uma fiel equipe, acumulou uma enormidade de pistas e suspeitos, avançando muito mais do que a polícia designada para o caso. O material moldou-se na minissérie em quatro partes “Assassinato em Middle Beach”, da HBO.

A obra é extremamente bem editada e cativa o espectador nos primeiros instantes por se mostrar mais rebuscada do que outros documentários pautados em crimes reais. Mais do que a obsessão pelo encerramento de um caso policial em aberto, a minissérie se volta para entender a complexidade da vida de Barbara – sua vivacidade, seu alcoolismo, o amor de mãe e a fraqueza moral – e, apenas por este caminho, expandir para possíveis suspeitos, detalhando a relação dela com cada um e pontuando prós e contras em cada equação.

O mais impressionante é ver a figura idealizada que o filho tinha em mente se fragmentar em relatos sobre alcoolismo, crimes de colarinho branco e outras condutas que o levaram a questionar como reconciliar imagens tão distintas da mesma pessoa. O choque com que processa algumas informações é devidamente captado em câmera, visto que Madison é participante ativo do documentário (também o seu objeto), o que suscita invariavelmente questionamentos sobre sua sanidade mental – ou, em outras palavras, se a continuidade do projeto seria realmente benéfica para ele ou não. Como o diretor mesmo explica em cena, por mais doloroso que seja, o caminhar incessante atrás de respostas é parte do seu luto e, portanto, sua luta por desvendar o crime o ajudaria a processar o trauma do acontecimento.

Fato é que o documentário avança muito nas investigações, abrindo e fechando possibilidades (descartadas somente após profunda análise) e indicando potenciais furos no processo da polícia. Ao centro, dispõe quatro suspeitos, dividindo-os ao longo dos episódios. Além de ser um ótimo jeito de instigar a curiosidade do espectador, levando-o a especular sobre possíveis cenários criminais, a estrutura de roteiro mostra-se excelente por compartimentalizar sessões da vida de Barbara, ao mesmo tempo focando em manter-se dinâmico e aprofundar no personagem principal do documentário.

É perceptível, ao longo dos dezessete anos de produção, um amadurecimento da equipe, que começa com o experimentalismo comum aos estudantes e cresce na riqueza de planejamento, processamento de informações e atenção aos detalhes estéticos.

Combinando os elementos de mistério à depoimentos devastadores de membros da família Beach-Hamburg e ao caráter reflexivo de Madison, que se propõe a analisar os atos de sua mãe sem condenações, “Assassinato em Middle Beach” ultrapassa (e muito) as expectativas de um gênero tão em voga, focando tanto na resolução do crime-título quanto na celebração da vida da vítima em toda a sua complexidade. Não obstante, está longe de esgotar todo o seu material, abrindo boas possibilidades para uma segunda temporada.

Ficha Técnica

Ano: 2020

Número de Episódios: 04

Nacionalidade: EUA

Gênero: documentário

Criador: Madison Hamburg

Avaliação do Filme

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