Por Melissa Vassalli

(Des)encanto é uma série de animação desenvolvida por Matt Groening, mesmo criador de “Os Simpsons” e “Futurama”. Enquanto as primeiras obras se passam, respectivamente, no presente e no futuro, seu último lançamento completa uma trilogia temporal, voltando para o passado, especificamente para a Idade Média.

Ao narrar a saga de Tiebeanie, ou Bean (Abbi Jacobson), uma princesa rebelde que gosta de beber, transar e sair com os amigos – o elfo Elfo (Nat Faxon) e Luci (Eric Andre), seu “demônio pessoal” – Groening faz uma sátira do período medieval, utilizando o seu já conhecido humor ácido e irônico, mas também levanta questões atuais, como crítica às instituições, desigualdade social e papéis de gênero.

O último aspecto é um dos mais importantes para a série, já que Bean não é uma princesa clássica, que sonha com casamento e filhos. Por outro lado, a personagem não é totalmente desconstruída, visto que ainda é praticamente uma adolescente. A protagonista quer viver conforme suas crenças e vontades, mas precisa lidar com várias inseguranças​, como o medo de desapontar o pai, por exemplo. Ver o seu amadurecimento e empoderamento, ao tentar compreender a si mesma e à sociedade em que está inserida, ao mesmo tempo em que questiona as regras estabelecidas, e é um dos pontos altos da série.

Os companheiros da jovem também são dúbios e engraçados. Elfo, cansado da obrigatoriedade de estar sempre feliz, abandonara seu mundo doce e colorido em busca de novas aventuras, o que não deixa de ser uma crítica aos nossos tempos, em que os​ discursos​ sobre pensamento positivo convergem para uma necessidade de nos mostrarmos sempre alegres e dispostos, reprimindo outros sentimentos importantes. Já Luci, cuja missão era desvirtuar o caráter da princesa, é capaz de ser solidário com seus amigos. E a piada de que aos olhos dos outros Luci é um “gato esquisito” funciona bem, considerando-se o contexto cômico. A associação de gatos com entidades do mal não é uma novidade em si, mas esse é um pensamento que nos remete justamente à Idade Média.

Apesar de ser divertida, ainda falta à série um pouco de agilidade. Produzida pela Netflix, a primeira temporada de (Des)encanto deve ter 20 episódios, dos quais dez já estão disponíveis no serviço de streaming. A divisão pode ter prejudicado um pouco seu desenvolvimento, já que algumas tramas importantes ainda não foram trabalhadas. Além disso, a sua proposta inicial é de uma estrutura em capítulos (quando os episódios apresentam continuidade entre si), mas é só no final que essa contiguidade narrativa se delineia de forma clara.

Ainda assim, com bons personagens e uma história interessante, (Des)encanto é uma série promissora, que, encontrando o ritmo certo, pode vir a ser um produto de sucesso. Aguardemos o seu retorno.

 

Pôster

 

Ficha Técnica

 

Ano: 2018

Duração: 28 min

Gênero: comédia

Diretor:  Matt Groening

Elenco:  Abbi Jacobson, Nat Faxon, Eric Andre, John DiMaggio, Billy West, Maurice LaMarche, Tress MacNeille, David Herman, Lucy Montgomery

 

Trailer:

 

Imagens:

Veja Também:

O Lado Sombrio da TV Infantil

Por Luciana Ramos   Quem foi criança nos anos 90 e 2000 lembra do profundo impacto da Nickelodeon na programação...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Segunda Temporada

Por Luciana Ramos   “Depois da Festa” foi concebida por Christopher Miller como uma brincadeira estilística que usa um crime...

LEIA MAIS

Depois da Festa – Primeira Temporada

Por Luciana Ramos Histórias misteriosas sempre tiveram apelo, já que se apresentam como grandes quebra-cabeças para serem montados, revisados e...

LEIA MAIS