Por Luciana Ramos

 

A trilogia “De volta para o futuro” entrou para o imaginário coletivo com uma estória muito bem fechada em três filmes sobre a viagem no tempo.

Após Martin “consertar” o seu passado e voltar ao seu ano, 1985, é chamado com urgência pelo seu amigo genial e um pouco maluco, Doc, para outra aventura. Desta vez, o destino é o ano de 2015, mais especificamente dia 21 de outubro.

Lá, encontra uma sociedade super tecnológica, com pizzas desidratadas, carros voadores e hoverboards. Como sabemos, o nosso presente não é tão encantador quanto o sonhado pela dupla de roteiristas Bob Gale e Bob Zemeckis (também diretor), mas algumas previsões de fato tornaram-se realidade!

 

Para celebrar a chegada de Martin ao seu futuro, hoje, separamos uma lista dos erros e acertos do filme “De Volta para o futuro II”, confira abaixo:

 

POWER LACES

 

Uma das primeiras grandes surpresas de Marty ao chegar ao ano de 2015 é a existência de um par de tênis que fecha sozinho, ao toque de um botão. Super cool e futurista, o modelo Power Laces ainda não se encontra no mercado, mas a Nike mandou o primeiro par na data comemorativa para o ator Michael J. Fox!

 

mcflyshoes2_3157897c

 

JAQUETA FUTURISTA

 

Da mesma forma, a incrível jaqueta que modela ao corpo do usuário através de um botão e tem função auto secante ainda não existe!

 

MHgqL

 

TUBARÃO 19

 

Não, apesar do sucesso, o famoso suspense de Spielberg não chegou a ter tantas continuações (para o nosso alívio). No entanto, em homenagem ao marco da chegada de Marty no futuro, foi lançado um trailer ficcional de “Tubarão 19”, que é super divertido e pode ser conferido aqui!

 

HOLOGRAMA

 

A propaganda de “Tubarão 19” é apresentada por um holograma do animal tentando engolir o protagonista, o que rende uma piadinha ao Marty dizer: “O tubarão ainda parece falso”. Vale lembrar que Spielberg é o produtor de toda a trilogia.

Os hologramas foram desenvolvidos ao longo das décadas e hoje são realidade, usados principalmente para “ressuscitar” celebridades falecidas em shows especiais. Tupac Shakur, Michael Jackson e até Elvis Presley já interagiram com bandas ao vivo por meio dessa tecnologia.

 

Jaws19-2 

 

HOVERBOARD

 

O uso de artefatos super modernos e bacanas é um dos fatores que consolidou o apelo popular do filme e sua permanência na memória dos espectadores. Tal como usa o skate para escapar de bullies no primeiro filme, Marty usa o hoverboard, espécie de skate flutuante, para fugir da gangue do descendente de Biff.

A empresa americana Lexus, fábrica de carros, promoveu há alguns meses a sua versão do hoverboard. Ainda que seja impressionante por de fato voar, o artefato precisou de um trilho magnético e teve que ser abastecido com nitrogênio líquido a cada 15 minutos, o que o distancia da tecnologia do filme. A ação foi apenas promocional e não há previsão de lançamento de hoverboards até o momento.

 

screen-shot-2014-11-18-at-12-37-32-pm 

ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL

 

Quando chega na casa de sua família do futuro para resgatar Jennifer, sua namorada de colégio, o protagonista vê seus filhos usando óculos multifuncionais. Ainda que não seja possível a realização de chamadas de telefone por meio da tecnologia, o Google Glass aproxima-se bastante dessa ideia. A empresa já anunciou que deseja incluir a função faltante num lançamento próximo.

Back-to-the-Future-II-glasses

 

VÍDEO CALL E TV PLANA

 

Ambas tecnologias já existem. As TVS de “tubo” já estão praticamente extintas. Facetime é um exemplo de teleconferência via smartphone.

 

3d7969bf-0683-4249-bc97-d7ed4d66613d-1020x612

 

FECHADURAS BIOMÉTRICAS

 

Jennifer é levada à sua casa do futuro por duas policiais. A fechadura da porta não possui chave, já que a autorização de entrada dá-se por meio da sua digital. Ainda que extremamente cara e não substitutiva ao uso de chaves, fechaduras biométricas existem e são utilizadas em ambientes com segurança reforçada.

1483967835849420944

CARROS VOADORES

 

Talvez essa seja a previsão mais errada do longa. O primeiro impacto de Martin e Jennifer quando chegam no ano de 2015 é a presença de carros voadores e velozes. Estes seguem um fluxo ordenado de faixas suspensas e cones flutuantes, que coordenam o trânsito. No ano de 2015, estamos bem longe disso.

Backtothefuture-2-flying-car

 

LIXO COMO COMBUSTÍVEL

Ainda que existam pesquisas nesse sentido, em especial na Europa, infelizmente ainda não há um dispositivo que converta lixo em combustível, como usado por Doc para o retorno à 1985 no final de “De volta para o futuro II”.

 

PEPSI PERFECT E PIZZA DESIDRATADA

 

Uma das invenções mais legais mostrada no filme de Zemeckis é a forma como as pessoas se alimentam. Além da Pepsi Perfect, servida por meio de máquinas, que substituíram os garçons tradicionais, há o uso de alimentos desidratados. No jantar de família, Lorraine, mãe de Martin, põe uma pizza em miniatura em um eletrodoméstico chamado “hidratador” e a comida sai em tamanho natural. A Pepsi acabou de lançar em homenagem às comemorações uma embalagem que lembra à do filme. Quanto à pizza, infelizmente, não há nada tão cool hoje em dia.

6_O 'milagre' da pizza instantânea em De Volta Para o Futuro 2_Reprodução

 

ESFOLIAÇÃO DE ENVELHECIMENTO

 

Usada como justificativa para a aparência do ator Christopher Lloyd no segundo filme da trilogia, a esfoliação antienvelhecimento é um processo estético que permite ao cliente arrancar toda a sua pele antiga e permanecer jovem. Também distante da realidade.

 

OS ATORES

 

Uma das grandes diferenças entre o previsto no longa e a realidade é a aparência dos atores na atualidade, muito melhor do que o retratado em “De volta para o futuro II”. Veja abaixo e tire suas próprias conclusões!

Martin

 

Lorraine

 

 

Doctor

Entre erros e acertos, “De Volta para o futuro II” teceu com maestria uma gama de referências pop em uma estória divertida e bem amarrada. Diante de tantos méritos, cabe aos fãs da trilogia comemorar os bem vividos trinta anos de sucesso e, mais importante, a chegada de Marty ao futuro!

Para isso, nós do Mais Que Cinema preparamos uma crítica especial recheada de curiosidades sobre a produção. Confira!

Veja Também:

Justiça em Família

Por Luciana Ramos Concebido como um veículo para o ator Jason Momoa, “Justiça em Família” marca a quinta colaboração entre...

LEIA MAIS

Garçonete

Por Luciana Ramos   Jenna Hunterson (Keri Russell) é jovem, bonita, criativa e possui um senso culinário aguçado, que a...

LEIA MAIS

O Tigre Branco

Por Felipe Galeno   Um empresário indiano (Adarsh Gourav), sob vestes elegantes e diante da iluminação quase neon de seu...

LEIA MAIS