Por Luciana Ramos

 

Ao fim da Segunda Guerra, Nelly Lenz (Nina Ross) parece ter perdido absolutamente tudo: não bastasse o fato de ter ficado presa em um campo de concentração por sua ascendência judia, teve a família inteira assassinada e recebeu um tiro no rosto, que a deixou desconfigurada.

Ela é retorna a Alemanha nos braços da amiga Lene (Nina Kunzendorf), voluntária na investigação do novo Governo sobre o destino dos judeus na Guerra. De volta à realidade, Nelly parece perdida. Em algum momento do passado recente, Nelly deixou de ser si mesma. Agora tem uma nova face e um corpo magro e frágil, marcado por um andar vacilante.

 

phoenix 2

 

Para Lene, a retomada da identidade de Nelly ocorrerá quando esta se apresentar às autoridades como sobrevivente do Holocausto e clamar a pomposa herança da família. Porém, a frágil amiga, tem outros planos.

Ela começa a perambular pelas ruas sombrias e cheias de escombros, lembrança recente de um pesadelo ruim, para procurar o seu marido, Johannes (Ronald Zehrfeld). Nas poucas palavras que profere, ele é tudo que pergunta, que a preocupa, que deseja.

Nelly o encontra trabalhando de garçom no decadente bar Phoenix, situado no território americano de Berlim. Contudo, ele mostra-se completamente alheio a sua esposa. Não a reconhece. De fato, após algumas tentativas de conversa, começa a achá-la parecida com a sua cônjuge, que tem certeza ter morrido, e propõe um plano audacioso.

Johannes oferece o seu lar para abrigo dessa aparente indigente para, em troca, ela o ajudar a pedir para si a herança de Nelly. Ele se compromete a treiná-la arduamente para que fique parecida com sua esposa, desde o jeito de falar, andar, se vestir até no modo de expressar suas opiniões. Como prêmio, se compromete a dar a essa mulher uma parte do dinheiro.

Atordoada pela proposta, Nelly, que diz chamar-se “Esther”, decide ignorar os alertas da amiga sobre as falhas de caráter de Johannes e aceita o papel. Como motivação para tais ações, há um misto de carência afetiva extrema, amor e desespero em voltar à sua personalidade antiga.

Eis que pouco a pouco, ganha confiança no andar, passa a expressar seus pensamentos, perde a feição assustada que a acompanhava, vai renascendo das cinzas, como a mitológica ave que dá titulo ao filme.

O roteiro de “Phoenix” é muito bem construído, tornando as escolhas da protagonista plausíveis com os seus desejos e, portanto, justificáveis. No entanto, é a cena final, ao mesmo tempo simples e impactante, que o torna uma grande obra. Com os derradeiros passos em direção à sua reafirmação enquanto mulher, o espectador é apresentado às reais motivações da protagonista de uma forma brilhante.

Ademais, a construção narrativa de “Phoenix” mostra-se extremamente rebuscada por aprofundar o seu tema na construção de uma grande metáfora. Ao ser enquadrada movendo-se com hesitação e sem forças, quase como um cadáver no meio de pilhas de escombros, Nelly não passa de uma representação da própria nação alemã.

 

Nelly (Nina Ross) em meio aos escombros

Nelly (Nina Ross) em meio aos escombros

 

Esta foi divida e apossada por países estrangeiros do lado vencedor no pós-guerra e teve que se submeter às suas regras administrativas e imposição cultural. A isto somava-se uma tentativa desesperada de afastar a imagem do país das atrocidades que foram cometidas em seu território.

Assim, tal como a protagonista, a Alemanha deixou de ser Alemanha. Com o vazio de identidade, houve um processo lento de criação de um novo sentido de nação, substituindo a vileza da segregação racial e religiosa pela construção de uma imagem positiva.

“Phoenix” retrata os horrores e sequelas do regime Nazista. Por meio da desconfiguração de Nelly e seu desejo incansável de retomar a posse do seu ser, discorre sobre o árduo caminho que a nação alemã precisou passar a partir dos anos 50. Pela qualidade narrativa coroada por uma fantástica cena final, é um filme que merece ser assistido.

 

Ficha técnica phoenix poster


Ano:
 2014

Duração: 98 min

Nacionalidade: Alemanha

Gênero: drama

Elenco: Nina Ross, Ronald Zehrfeld, Nina Kunzendorf

Diretor: Christian Petzold

 

Trailer:

 

Imagens:

 

Avaliação do Filme

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